Quais os cuidados necessários para o transporte de peças automotivas?

O setor automobilístico movimenta grande parte do mercado interno e externo, sendo considerado um dos mais fortes da indústria nacional.

Em 2019, o IBGE (Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou o maior crescimento visto em 11 anos. Assim, o abastecimento de toda indústria envolvida na montagem de carros merece ser acompanhado.

Esse acompanhamento é essencial por parte dos gestores logístico e das empresas fornecedoras de peças automotivas, quanto ao cuidado no transporte desse tipo de carga.

Sobretudo, em um momento em que as compras pela internet ficam cada vez mais frequentes, impactando diretamente no setor de logística e de transporte.

Você sabe quais são esses cuidados? Então acompanhe a leitura e veja quais são eles!

  • Embalagem
  • Manutenção
  • Velocidade do veículo ao transportar
  • Descrição detalhada da carga
  • Planejamento

Embalagem

No transporte das peças automotivas é muito importante que as embalagens sejam escolhidas considerando o grau de fragilidade, a fim de evitar avarias, impactos, quebras e outros problemas que podem deixar o equipamento até inutilizável.

Para isso, as embalagens utilizadas precisam estar de acordo com a fragilidade do produto, absorvendo qualquer impacto que possa ocorrer no transporte. Isso deve ser avaliado em cada caso.

Inclusive, alguns materiais são ótimos para reforçar a integridade da peça com resistência e sustentabilidade, como plástico-bolha, jornal, isopor etc.

Vale ressaltar que todo cuidado é necessário nesse processo, pois sua empresa estará evitando acidentes e perdas de produtos, o que consequentemente se transforma em um custo maior e desnecessário.

Manutenção

Qualquer veículo precisa de manutenção, visto que com o uso diário podem ocorrer alguns desgastes naturais, resultando em problemas de funcionamento.

Mas quando se trata dos veículos que transporta peças automotivas, o cuidado precisa ser ainda maior.

Isso porque, a falta de manutenção aumenta os riscos de acidentes, os quais irão causar, além do estrago com descarte das autopeças, um risco potencial a vida do condutor.

Nesse sentido, efetue revisões constante das frotas responsáveis pelo transporte. Evite que haja possibilidade de frenagens bruscas ou tombos que causarão avarias nas peças.

Velocidade do veículo ao transportar

Pode parecer irrelevante, mas para trabalhar com o transporte de peças automotivas é necessário entender que a baixa velocidade nos trajetos é fundamental. Pois o índice de avarias aumenta à medida que maior é a velocidade do veículo transportador no percurso.

Até porque, a maioria dessas peças não podem ter impactos, devido ao peso e fragilidade. E os impactos se tornam muito mais frequentes sob alta velocidade, podendo demandar uma frenagem excessivamente brusca.

Assim, é essencial que os colaboradores que trabalham com essas mercadorias tenham o treinamento adequado para manter a velocidade constante em todo percurso.

Ressalte a importância de seguirem a compatibilidade de velocidade permitida em cada via, evitando ultrapassagens desnecessárias, acelerações e paradas bruscas.

Principalmente porque, em alta velocidade ficará mais difícil contornar qualquer imprevisto no transporte, como um buraco na via, a presença de um animal ou até uma colisão com outros carros.

Descrição detalhada da carga

Outro cuidado fundamental é a descrição detalhada da carga transportada. Com o detalhamento do produto fica mais fácil garantir a manipulação correta das autopeças, por todos os envolvidos.

Sobretudo, em casos que essas peças possam ser transportadas com outros tipos de produtos que não demandem o mesmo cuidado.

Dessa maneira, é essencial que a descrição seja a mais detalhada possível, deixando evidente que se tratam de peças automotivas. Para maior segurança, elas podem ainda ser classificadas de acordo com o peso, fragilidade, tamanho, tipo de armazenagem e empilhamento que suportam.

Com essas informações visíveis, fica mais fácil garantir que os cuidados necessários no transporte sejam respeitados.

Planejamento

Por fim, nossa última dica de cuidado vai para o planejamento nesse processo de transporte. Sem ele, todas as etapas descritas anteriormente podem ficar mais difíceis e com maiores chances de falhas.

Por isso, tenha cautela bem antes de começar as etapas do transporte. Faça um esboço de cada etapa logística, detalhando cada atividade e prevendo soluções para os diversos riscos, mesmo que mínimos, desde a busca da carga até a entrega.

Lembre-se que erros com mal planejamento do tipo de embalagem ou posicionamentos inadequados, podem resultar em danos nas peças, no veículo, atraso para montadora e mais custos.

Assim, priorize uma rota bem pensada e, para atender essa demanda, não esgote os esforços. Além disso, é fundamental contar com um operador logístico especializado em transporte de cargas complexas, como a LMX Logística.

Oferecemos uma equipe capacitada para entregar sua mercadoria atendendo todos os requisitos necessários, entregando otimização no transporte. Solicite nosso atendimento e conheça nossa proposta. Estamos esperando por você!