TMS (Transportation Management System)

tmsO software TMS é um Sistema de Gerenciamento de Transporte, desenvolvido para melhorar a qualidade e produtividade nos processos logísticos, é um sistema de gestão de transporte que abrange todos os departamentos comerciais, operacionais, faturamento, financeiros e logísticos de forma integrada. O Sistema identifica e controla todos os custos relacionados a cada operação efetuada na cadeia de transporte, no qual envolve o veículo, a gestão dos operadores, o controle de cargas e os custos de manutenção de frotas, entre outros.

Utilizar o sistema TMS envolve vários fatores positivos, alguns deles são as reduções dos custos na operação com a gestão total de transporte, controla a qualidade de serviços mesmo quando prestados por terceiros e permite também visualizar a disponibilidade da frota.

Considerando que os encargos com transportes representam altos custos para uma empresa e numa indústria estes custos ficam atrás apenas dos custos de produção, a importância de aplicar este sistema na cadeia logística garante melhores margens para as empresas, pois o software TMS visa auxiliar no planejamento, monitoramento, execução, controle das atividades de entrega, coleta das mercadorias, rastreamento das frotas, planejamento de rotas e execução na manutenção das frotas.

A alta complexidade que envolve todos os aspectos para uma boa gestão de transporte simplifica-se quando existe um maior controle operacional de forma integrada num único sistema, aumentando o aproveitamento e disponibilidade da frota. Desta forma, a tecnologia da informação é com certeza, mais uma aliada na gestão de transportes otimizando essa função na sua empresa.