Sua empresa está preparada para o novo conceito just in time?

O Just in Time é uma metodologia que pode ajudar seu negócio a tornar os processos produtivos mais precisos, evitando a estagnação de estoques, mas para algumas empresas o just in time é muito mais: é uma filosofia de gestão de processos, que norteia toda a cadeia produtiva da empresa .

Se você vem tendo problemas para organizar sua produção, ajustando a rotina operacional com as demandas do setor comercial, então o just in time pode ser a solução.

Neste artigo, vamos te mostrar o que é e como funciona essa metodologia e as suas vantagens e desvantagens. Então, acompanhe a leitura para saber mais detalhes!

  • O que é e como funciona o just in time?
  • Vantagens e desvantagens do just in time na logística.

O que é e como funciona o just in time?

Just in time, que traduzido para o português significa “na hora certa”, é um método de manufatura enxuta onde a empresa fabrica os produtos de acordo com a quantidade exata que recebe, sem focar na produção de estoque e favorecendo a entrega rápida ao cliente.

Acredita-se que a Toyota foi a principal responsável pela criação deste modelo. Isso ocorreu no Japão na década de 1950. Na época, a empresa procurava montar um sistema de gestão capaz de coordenar a produção de acordo com a demanda específica dos diferentes modelos de automóveis, para que as entregas não atrasassem.

Este plano por si só já era um desafio. Em seguida, estourou a Segunda Guerra Mundial, o que levou a empresa a produzir mais veículos, mas sem a mesma variedade de modelos de automóveis que produzia antes.

Era, portanto, fundamental trabalhar de forma flexível, procurando produzir pequenos lotes, mas com a mesma qualidade que as grandes empresas norte-americanas oferecem.

É claro que o conceito de Just in Time vai muito além de uma simples gestão da produção, é, de fato, uma filosofia que envolve a gestão de materiais, qualidade, organização e, claro, trabalho.

Vantagens e desvantagens do just in time na logística

Que o just in time depende de uma produção 100% eficaz, nós já sabemos. Mas, e no dia a dia, como isso se traduz em vantagens para o seu negócio? Veja!

  1. Processos rápidos

Este modelo permite que os fabricantes reduzam a produção, permitindo que eles mudem para novos produtos de forma rápida e fácil, caso seja necessário.

  1. Menores custos

Além disso, com essa filosofia, a fábrica não precisa mais gastar grandes somas de dinheiro com matéria-prima para a produção, pois só encomenda exatamente o que precisa, liberando dinheiro para outros usos.

  1. Liberdade

Com o sistema just in time, os gestores organizam suas atividades diárias de produção com maior liberdade, atribuindo aos profissionais as tarefas de maior prioridade.

  1. Otimização dos processos

Com uma rotina mais voltada para o produto real, é possível que os gestores se concentrem na padronização de cada processo produtivo. Sendo a agilidade um indicador chave, o objetivo passa a ser tornar o caminho de produção o mais otimizado possível, com ênfase na entrega qualificada.

É importante lembrar que o controle de qualidade é um dos pilares do método, sendo essencial para o funcionamento de qualquer ferramenta ágil.

Desvantagens

Apesar de algumas vantagens muito interessantes, o modelo de gestão logística, just in time, também apresenta algumas desvantagens, que podem ser minimizadas com planejamento e organização. Entre elas temos:

  1. Dificuldade com os prazos

O fato de depender de fornecedores, pode tornar mais complicado controlar os prazos de entrega para os clientes. O que pode ajudar nisso, é fazer contratos com empresas parceiras para evitar atrasos.

  1. Atenção com os materiais

Como as compras de matéria-prima são feitas com base na demanda, existe o risco de que em algum momento o fornecedor não tenha os itens necessários. Para evitar isso, você pode desenvolver uma boa relação com os fornecedores, através de contratos de exclusividade.

  1. Volume de vendas

Se o ritmo de vendas não for estável, existe o risco de que a empresa encontre problemas durante os períodos de pico, tanto para realizar o trabalho quanto para obter matérias-primas. O que pode evitar isso é contar com a experiência dos gestores, afinal de contas, conhecer o mercado e o comportamento do público, é a chave de um bom planejamento para cada época.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e as vantagens e desvantagens da metodologia just in time, está na hora de implementá-la na sua empresa. Para isso conte com a LMX Logística, temos uma equipe de profissionais qualificados aguardando o seu contato!