Qual o papel do transporte na estratégia logística?

O setor de transporte tem como função principal agilizar o processo logístico. Para otimizar as funções existentes no setor, é importante entender os principais elementos do transporte.

Essa visão ajuda a criar uma perspectiva que vai além do manuseio de materiais e se torna uma ferramenta de gestão altamente conceituada. Além de focar no planejamento e controle, a implantação dessas soluções também exige investimento em sistemas de informação e aprendizado da equipe.

Você sabe qual é o papel do transporte na estratégia logística? Sabe qual é a sua importância?

Neste texto, destacamos a importância da estratégia logística, como o modal escolhido pode afetar e a importância de usar recursos tecnológicos. Veja os tópicos a seguir:

  • Por que a área de transporte é importante?
  • O desempenho logístico pode ser afetado pela escolha do modal
  • Recursos tecnológicos aumentam a produtividade

Por que a área de transporte é importante?

Os últimos anos foram fundamentais para integrar o setor de transportes em um direcionamento estratégico e fornecer soluções para as necessidades de transporte de cargas. Além disso, sua principal função é diminuir a distância entre fabricantes e seus respectivos clientes. Entregue no local e hora acordados. É importante entender que este campo não se limita às atividades de vendas.

Em muitos casos, ele também administra o estoque e zela constantemente pelo abastecimento da linha de produção. O processo de coleta é um elemento essencial, pois o recebimento e o armazenamento dos materiais são feitos de forma inteligente e segura para evitar danos, garantindo assim que o produto seja entregue ao cliente no prazo e com a qualidade exigida.

Veja, detalhadamente, como o modal afeta o desempenho logístico, a seguir.

O desempenho logístico pode ser afetado pela escolha do modal

Aqui no Brasil, o uso do tráfego rodoviário domina os setores de transporte e logística. Neste caso, as transportadoras carecem de infraestrutura e segurança rodoviária.

Para contornar esse obstáculo, os gestores podem instalar centros de distribuição em áreas estratégicas.

Porém, para estar mais perto dos clientes e reduzir custos, o investimento em outros meios de transporte tem se mostrado benéfico e pode reduzir o tempo de entrega.

  1. Modal aéreo: Embora o custo de utilização deste recurso seja alto, sua mobilidade é um grande benefício;
  2. Modal ferroviário: Este modo de transporte é amplamente utilizado no mercado de mineração devido ao transporte de matérias-primas para a indústria de manufatura;
  3. Modal hidroviário: Inclui principalmente transporte marítimo – para a importação e exportação de produtos – e a fluvial que levam a áreas remotas.

Recursos tecnológicos aumentam a produtividade

A Internet e outras tecnologias da informação não apenas criam necessidades especiais, mas também criam novas oportunidades de planejamento, monitoramento e gerenciamento de atividades de tráfego.

Dentre essas necessidades e oportunidades, podemos citar a demanda mais ampla, o surgimento de portais de transporte e a capacidade de rastrear veículos em tempo real.

Portais de transporte

A Internet também promoveu o surgimento de novos tipos de lojas virtuais relacionadas à compra e venda de mercadorias. Na verdade, está sendo criado um portal na Internet que atua como intermediário entre os despachantes e os transportadores.

Este tipo de modelo de negócio é caracterizado por contratos spot, com o auxílio do portal é possível esclarecer claramente as necessidades de transporte das empilhadeiras, especificando origem, destino e tipo de carga do estoque disponível. Ou seja, o portal busca transportadoras interessadas no transporte de mercadorias, buscando as melhores condições para os embarcadores.

Rastreio da frota

Você também pode usar aplicativos de rastreamento para melhorar a segurança dos motoristas e da carga durante a viagem. Isso permite que transportadoras e clientes rastreiem rotas e façam uma estimativa precisa das datas de entrega.

No processo de entrega, existem ferramentas de roteamento para determinar o trajeto ideal até o destinatário, aproveitar melhor o espaço do caminhão, reduzir o consumo de combustível e controlar o volume de entrega.

Dados compartilhados

A confiabilidade do relacionamento entre compradores e fabricantes depende em parte de como a empresa fornece informações importantes sobre o processo. Existem várias maneiras de implementar este plano, a mais comum é criar um portal para visualizar o status da entrega. Isso torna possível rastrear o processamento de pedidos, registros de documentos de transporte e previsões de entrega. Além disso, você pode usar o sistema de rastreamento, até mesmo para verificar a localização da mercadoria em tempo real.

Integração de todo o processo

Esta função permite identificar problemas e avarias que podem causar perdas. Este recurso é caracterizado pela capacidade de fornecer informações precisas sobre armazenamento de produtos, planos de faturamento, transporte e roteiro.

Pode garantir a transparência da execução de ações para atender as necessidades dos clientes.

Gostou do nosso texto? Em nosso blog você tem acesso a mais conteúdos como este. Conte com a LMX Logística para tirar todas as suas dúvidas!