Quais são os principais custos logísticos e como otimizá-los?

Uma boa gestão de custos logísticos garante que a operação ocorrerá de forma eficiente ao mesmo tempo em que possibilita lucros satisfatórios e destaca a empresa no mercado.

Essa estratégia é praticamente obrigatória, principalmente quando falamos em e-commerce, já que os clientes estão cada vez mais exigentes. Isso significa que a empresa deve saber usar seus recursos com sabedoria para otimizar seus custos e aumentar sua margem de lucro.

Acompanhe este artigo e entenda de que forma essa gestão deve ser feita e qual a sua importância para o sucesso da operação logística. 

 

Entendendo os custos logísticos

Os custos logísticos se referem a todos os processos executados na operação, dentro da cadeia de produção. Ele inclui desde o recebimento de insumos pelo fornecedor até a entrega do produto ao cliente.

Qualquer gasto feito para executar todas essas etapas do processo pode ser entendido como um custo. Alguns deles pesam mais no orçamento da empresa, por isso a gestão de custos logísticos é necessária.

É ela que vai garantir que a operação funcione em toda a sua capacidade, administrando os custos para que a empresa tenha uma boa lucratividade.

Muitos empreendedores, principalmente os que atuam no comércio eletrônico, optam pela terceirização logística. Ela envolve a contratação de uma empresa parceira que cuidará de determinados processos do seu negócio, como armazenagem, separação, expedição e distribuição das mercadorias, aumentando a qualidade e eficiência do serviço oferecido. Assim, além de reduzir custos, a empresa pode focar em seu core business, sem a distração com processos complexos que não são sua especialidade. 

 

A importância da gestão de custos na operação

A gestão de custos logísticos não serve apenas para cortar gastos. Até porque, esse tipo de ação não deve ser feita sem o conhecimento necessário sobre todas as atividades executadas durante a operação.

A redução de custos desnecessários pode estar diretamente ligada a um aumento da lucratividade da empresa, além de permitir uma precificação mais assertiva dos seus produtos.

Também é através de uma boa gestão que as finanças da empresa podem ser organizadas. Não há como aumentar os lucros se o departamento financeiro não tem conhecimento do quanto entra ou sai do seu caixa.

Além de tudo, quando os processos são reformulados para que diminuam os custos, há um consequente aumento da produtividade. Dessa forma, a qualidade do serviço também fica mais elevada.

 

Como fazer a gestão de custos logísticos

Para iniciar a gestão de custos logísticos, primeiro é preciso categorizar os custos e analisá-los individualmente. Através da estruturação desses custos, vai ser possível identificar a participação de cada um nos gastos da empresa.

As categorias podem ser divididas da seguinte forma:

  • Suprimentos: inclui o valor pago aos fornecedores por cada produto adquirido;
  • Gestão de estoque: inclui a armazenagem, o estoque e identifica o custo causado pela falta do produto, avarias em embalagens, entre outros;
  • Transporte: está relacionado à entrega e os documentos exigidos para a tarefa;
  • Gestão da frota: diz respeito à compra de veículos e a sua manutenção;
  • Manutenção: identifica gastos com mão de obra, aluguel de espaço, inventário e impostos;
  • Custos financeiros: contemplam o investimento feito para a melhoria dos processos na operação.

Muitas empresas também utilizam a curva ABC para identificar os custos logísticos de seus produtos. Ela é bastante usada por indústrias e mercado varejista, mas também serve para o e-commerce.

Essa metodologia pode facilitar a identificação de gastos desnecessários originados no estoque, como o excesso de mercadorias paradas, danificadas ou fora do prazo de validade.

Outro ponto importante para a gestão de custos na operação logística é a metodologia de custeio. É preciso conhecê-la a fundo para que possa definir o seu preço de venda.

Isso pode ser feito por meio do custeio por absorção, onde os recursos da prestação de serviços são oriundos dos custos fixos e variáveis. Cada gasto é relacionado às respectivas demandas.

Já o custeio variável consiste na soma do custo variável, dividido por cada demanda, que dá origem ao custo final. E os custos fixos são identificados como resultado do exercício.

Por fim, o custeio padrão define um custo antecipadamente e serve como referência para auxiliar no controle de gastos. 

 

A terceirização na gestão de custos

Como mencionamos, terceirizar os serviços através de um operador logístico pode ser uma boa opção para a redução de custos com a operação. Pois, todos os recursos para a execução das atividades viriam da empresa contratada.

O empreendedor não precisa se preocupar com a contratação de mais mão-de-obra ou aluguel de espaço físico, sem contar na aquisição de uma frota para realizar o transporte ou sistemas de gerenciamento logístico, como WMS. Assim, ele pode focar apenas nas estratégias de seu negócio.

Se você quer reduzir os custos de sua operação logística mantendo um alto padrão de qualidade, a LMX Logística é a empresa certa para esse serviço. Gerenciamos toda a cadeia de suprimentos, armazenagem, controle de estoque e distribuição e nos tornamos uma extensão de seu departamento de logística, dando a liberdade e flexibilidade que sua empresa precisa para atingir a qualidade máxima nos serviços prestados. Entre em contato!

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