O impacto da curva ABC na gestão do seu estoque

Criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, o teorema ABC é um método de classificação e agrupamento de itens com base em sua importância. Usado para a geração de receita e lucratividade de uma empresa. No século XIX, Pareto realizou uma análise que constatou que 80% da riqueza da população italiana estava nas mãos de apenas 20% de sua população.

Essa análise, posteriormente, foi aplicada por diversos administradores, como Joseph Moses Juran, da General Eletric. Ao analisar problemas relacionados à qualidade dos produtos da empresa, descobriu que 80% dos problemas são ocasionados por 20% de fatores.

Dessa forma foi possível constatar que 80% da riqueza das empresas são provenientes de apenas 20% de seus produtos ou clientes. Essa teoria também é conhecida como 80/20.

Na logística não é diferente, pois com a identificação da curva ABC dos seus clientes, é possível identificar e administrar melhor o seu estoque e, consequentemente, impactar no seu lucro. O fato é que, para uma boa administração de estoques, a utilização da curva ABC poderá auxiliar na identificação dos produtos com maior movimentação ou ainda de maior saída.

De forma genérica, o ABC utiliza a seguinte classificação:

Classe A

20% dos itens representam 80% do valor de estoque de mercadorias.

Classe B

30% dos itens representam 15% do valor do estoque de mercadorias.

Classe C

50% dos itens representam 5% do valor do estoque de mercadorias.

Conclusão

Assim, na sua empresa, na gestão de seu estoque, pode-se concluir que uma pequena parte dos produtos é a grande responsável por boa parte do faturamento. É indicado utilizar um software de gestão ou uma planilha de Excel. Liste seus produtos, coloque o valor unitário de cada um, a quantidade total e também o valor total. Poderá ser utilizado um determinado período, como uma semana, um mês ou um semestre.

Posteriormente, calcula-se a participação de cada produto no total de vendas e isso pode ser feito com a divisão do valor total de produtos pelas suas vendas. Agora, você poderá conhecer os produtos que são mais vendidos, ou seja, que mais saem do seu estoque, separando-os de acordo com a metodologia ABC.

Para finalizar a análise é preciso criar a curva ABC. A sua tabela de produtos deverá ser organizada por percentual de vendas, do maior para o menor. Depois, é só somar os produtos que estão no topo da lista até atingir 80% (classe A) e assim por diante para conhecer a classe B e C.

Pronto, agora que já temos o conhecimento dos produtos que mais contribuem para o seu resultado, podemos, por exemplo, evitar erros com o estoque insuficiente de produtos que vendem um grande número de unidades ou que fique com muitos produtos que quase não saem no seu negócio.

Dessa forma, se entende que os produtos A da curva não podem faltar no seu estoque, os produtos na Classe B, podem ser entendidos como intermediários, e deverão ter um controle de estoque moderado. Enquanto que os produtos da classe C têm uma saída bem menor do que em relação às outras classes. Visto isso, não é preciso investir tanto na gestão desses estoques.

Importante dar atenção à classe C, pois são produtos que tendem a ficar encalhados na empresa. Procure uma política de incentivo a estes produtos ou até mesmo pense em eliminar estes produtos de seu catálogo de vendas.

Sendo assim, a utilização da curva ABC para a gestão de estoque permite entender e classificar os produtos que mais saem e aqueles que ficam mais tempo em seu estoque. Com ele, você evita perdas com produtos parados, diminui custos com armazenagem e permite uma melhor logística interna.

Equipe LMX

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