Logística sustentável: como implantar na empresa?

Uma, de várias, tendências mais importantes no meio empresarial é a sustentabilidade. Pode ser tanto no meio de produção quanto em outros processos que a empresa realiza. A importância está ligada na tentativa de encontrar o equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Essa responsabilidade ao cuidar da sustentabilidade vem pela cobrança da própria sociedade, exigindo que a organizações tenham esse comprometimento com a natureza. Mas, principalmente, para que  as organizações sejam responsáveis pelo espaço que degradam. Dessa forma, a logística sustentável é uma realidade em todos os segmentos da economia e do dia-a-dia das pessoas.

O que é sustentabilidade?

O termo se remete ao futuro, interligando sobre os recursos naturais disponíveis necessários para suprir a vida das próximas gerações. É uma forma de representar também a maneira de como as empresas interagem com a natureza. Por um lado, a sustentabilidade também pode ter foco econômico. Ou seja, as medidas que buscam melhor utilização dos recursos podem trazer bons resultados financeiros.

Implante a sustentabilidade em sua empresa

As atividades relacionadas a sustentabilidade no campo da logística devem vir da ideia de que é possível  ter resultados financeiros ao mesmo tempo que há o respeito ao meio ambiente.

É preciso inserir as políticas de logística sustentável a partir do planejamento estratégico da empresa logística. O recomendável também é integrar essa ideia dentro da logística e, dessa forma, obter melhores resultados.  Desenvolvendo diretrizes também com esse pensamento, para guiar as ações necessárias para a execução de uma logística sustentável.

Dessa forma, com pequenas atitudes podem, aos poucos, trazer uma logística sustentável, como:

  • redução de consumo de papel durante a impressão;
  • utilizar lâmpadas com maior eficiência energética, reduzindo o consumo de energia elétrica;
  • Utilização de veículos novos e que gastem menos combustíveis;
  • Aprimoramento das rotas de entrega, realizando o maior número de entregas em uma única viagem;
  • Utilização e incentivo ao uso de embalagens recicláveis e/ou reutilizáveis;
  • Descarte do lixo de forma corretamente;
  • Uso de etanol ou biodiesel na utilização do transporte;

Projetos sustentáveis: vale a pena?

O principal objetivo de adquirir as ideias sustentáveis e ter uma relação saudável com a natureza e a visão que a sociedade terá da empresa logística. Tomando essa iniciativa, pode trazer uma imagem positiva para a gestão e todos os gestores. Porém, os resultados devem ser expressos, visíveis, para que haja a percepção das vantagens.

Equipe LMX

Veja também:

Demanda por transporte aéreo de carga cresce 8% em janeiro de 2018