Qual a importância das embalagens na logística?

Em uma operação, todos os fatores têm o seu nível de importância e deve-se trabalhá-los com seriedade, mesmo parecendo o contrário. Neste ponto, também entra a questão da embalagem na logística.

Não se pode encarar essa etapa da operação apenas como o ato de envolver a mercadoria em qualquer tipo de material. Existem diversos tipos de embalagens, que variam de acordo com sua necessidade.

Por isso, neste artigo vamos abordar os tipos de embalagem, como deve ser feita a sua escolha e como ela é importante para o sucesso da operação como um todo.

 

Para que servem as embalagens?

Embalar um produto para transporte não é apenas coloca-lo dentro de uma caixa ou saco plástico. A função da embalagem na logística é muito maior do que a de um simples invólucro.

O primeiro ponto a levar em consideração no que se refere à embalagem é que ela tem um papel primordial para garantir que a mercadoria chegue ao seu destino sem nenhuma avaria.

Além disso, a escolha correta também facilita o manuseio da mercadoria, tanto na armazenagem quanto dentro do veículo que fará o transporte da carga até o seu destino.

Também é através da dela que podemos visualizar informações sobre os produtos contidos em seu interior e que ajudam em várias etapas da operação logística.

E, não se engane, a impressão que o consumidor terá da sua marca também pode ser influenciada pelo tipo de embalagem que a sua empresa utiliza para acomodar seus produtos.

 

Tipos de embalagens

Hoje em dia, a logística trabalha com diversos tipos de produtos. Então, seria entranho e extremamente errado utilizar apenas um tipo de embalagem. Por isso, para algumas situações, existem embalagens específicas.

Os principais tipos de embalagem utilizados na operação logística em suas diversas funções são:

Primária

A embalagem primária é aquela que está em contato direto com o produto e que faz parte da sua identidade visual. Como exemplo, podemos citar embalagem de bolachas, do arroz, de um bombom.

Secundária

A embalagem secundária envolve a embalagem primária, principalmente para unitizar mercadorias e facilitar o seu manuseio. É o caso de vários sabonetes em barra, que podem ser agrupados em um único pacote.

Terciária

A embalagem terciária acomoda a mercadoria que está envolvida pela embalagem secundária e é utilizada para facilitar o transporte. Então, vários sacos de arroz podem ser embalados juntos.

Ainda podemos citar um quarto tipo de embalagem, que ajudam a organizar o transporte da mercadoria em embalagem terciária. O palete está incluso nessa categoria.

Já o quinto tipo pode acomodar todas as embalagens descritas acima e também é utilizada para fazer o transporte da mercadoria por longas distâncias, como o contêiner.

 

Materiais utilizados na confecção de embalagens

Pode-se utilizar vários materiais para produzir a embalagem na logística, mas é bom ficar atento a este ponto para ter a certeza de que a empresa está fazendo a escolha correta.

Papelão, plástico, isopor e madeira são os tipos mais comuns de material utilizado para fabricar embalagens. O papelão está incluso em quase todas as ocasiões, principalmente no que se refere ao transporte da carga.

Utiliza-se bastante plástico nas embalagens secundárias e o isopor, além de dar uma segurança maior para itens delicados – como eletrodomésticos – também consegue manter a temperatura de produtos perecíveis.

A madeira é muito comum no transporte de frutas e legumes, pois além de ser resistente a impactos, também facilita a acomodação da carga no veículo de transporte.

 

As embalagens também podem ser estratégicas

Como falamos mais acima, não se deve escolher a embalagem na logística sem critérios. Portanto, é preciso analisar vários pontos importantes, como redução de custo, identidade do produto e até fatores ambientais.

É preciso investir em um material de qualidade que realmente garanta que o produto vai chegar sem avarias ao seu consumidor final. Economizar na embalagem pode significar outros tipos de prejuízo.

Também não adianta produzir uma embalagem espetacular se o atendimento que o seu cliente recebe é de baixa qualidade. É preciso equilibrar todos os fatores.

A consciência ambiental está cada vez mais presente no nosso dia a dia, ademais, os consumidores estão de olho no posicionamento das marcas. É preciso lembrar que a maior parte das embalagens vão para o meio ambiente.

Empresas que enviam embalagens plásticas em excesso, por exemplo, podem não ser bem vistas pelo seu público, já que esse material demora muitos anos para se decompor.

Portanto, podemos ver que a escolha da embalagem correta para o seu negócio envolve muitos detalhes e uma boa assessoria pode facilitar esse processo.

 

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