Gestão de custos logísticos: saiba a sua importância

Ter uma gestão de custos logísticos organizado é importante para que os processos permaneçam eficientes e obter bom resultados. Com essa gestão bem administrada pode trazer uma lucratividade satisfatória, permitindo que a empresa possa competir no mercado.

O que são custos logísticos?

É determinado custo logístico tudo aquilo que se refere às atividades logísticas de algum negócio. Por exemplo, a armazenagem, o transporte e a frota.  Esses procedimentos não são tão importantes quanto os produtos, mas são eles que fecham o faturamento. Dessa forma, é fundamental o planejamento e controlar através de uma boa gestão.

Mas, como a gestão de custos logísticos funciona? Confira:

Divisão de gastos

Separar os gastos fixos dos variáveis é o primeiro passo básico para uma boa gestão de custos logísticos.  Dessa forma, é possível diferenciar quais são supérfluos (podendo ser reduzidos ou eliminados) e de que forma há o impacto na precificação dos serviços.

Estrutura de custos

A separação de custos e identificação da participação de cada um deles nos gastos gerais da empresa em certo período. Todo esse procedimento é chamado de estrutura de custos. É possível por meio dela que se acompanha a evolução deles nas atividades, sendo segmentadas da seguinte maneira:

  • Suprimentos (custo de aquisição);
  • Gestão de estoque: armazenagem, estoques, rupturas e embalagens;
  • Transporte: entregas e administração de documentos;
  • Frotas: aquisição de veículos, manutenção;
  • Custos administrativos: mão de obra/material auxiliar;
  • Investimentos em melhorias operacionais;
Metodologia de custeio

Esse procedimento refere-se à forma como a empresa define o preço de venda dos serviços. Seu objetivo é separar os custos fixos dos variáveis e definir a participação na precificação final. Há três tipos:

  • Custeio por absorção: é a adaptação de custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, voltados para a prestação dos serviços. São distribuídos entra demandas atendidas;
  • Custeio variável: é o custo final, somando todos os custos variáveis, dividido pela produção. Os custos fixos são considerados diretos nos resultados.
  • Custeio padrão: é o custo definido previamente, indicando o “custo ideal”, que deve servir de base para controle, conhecimento das variações e análise da eficiência da produção.

Qual é a sua importância?

A empresa usando a gestão de custos logísticos, os gestores podem ter mais conhecimento sobre os custos durante as operações. Quando há a noção, a tomada de decisão de melhorias torna-se mais objetiva. Mas também, há a possibilidade de reduzir os gastos. Dessa forma, é possível aumentar a eficiência dos processos, aumentando a lucratividade.

Equipe LMX

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