Como o comércio eletrônico está mudando o planejamento

Ao longo dos próximos anos, o número e tipos de variáveis que devem ser considerados ao projetar operações de centro de distribuição irão evoluir. Esta evolução é baseada na mudança de perfil de consumo dos clientes.  Consumidor de hoje é multicanal, ou seja, compra em diversos canais e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. A experiência do consumidor é através de diversos canais disponíveis de compras. Ou seja, dispositivos móveis pela Internet, televisão, rádio, mala direta, catálogos entre outros.

O impacto destas mudanças com as exigências de cumprimento de omni-channel e o crescimento do comércio eletrônico alterou a forma como as empresas planejam e projetam as instalações de distribuição. Os próprios processos de planejamento e design não mudaram tanto quanto o número de variáveis que devem ser consideradas. As instalações de distribuição atuais requerem maior flexibilidade para se adaptarem rapidamente às mudanças nos requisitos dos clientes.

Vejamos alguns exemplos:

No requisito mão de obra:

O cumprimento para o e-commerce e omni-channel funcionem em operações de CDs, requer trabalho intensivo de picking unitário, durante picos. Com isso, é necessário mais mão de obra para a atividade de picking e packing da unidade do que para o picking de caixa ou palete. Logo deve ser analisado ao direcionar a mão de obra para uma atividade de picking. Como por exemplo, posso aumentar uma força de trabalho temporária nos períodos de sazonalidade? O mercado irá comportar as instalações adequadamente equipadas ao longo do tempo?

No requisito automação

A instalação pode ser muito diferente de um Centro de Distribuição tradicional. Por exemplo, é preciso de diferentes tipos de portas de doca e equipamentos de embarque de carga direta em vez de produtos sendo remontados e carregados em paletes. À medida que você avança para um cumprimento mais rápido, com ou sem automação, os requisitos do armazém podem mudar. A programação de entrada e saída de caminhões deve ser projetada para eficiência. A necessidade de transformar numa operação ágil pode significar a necessidade de portas de doca e melhor gestão de pátio.

Quanto à capacidade de expansão

Um dos maiores erros que as empresas cometem é a não construção de seus armazéns. Assim eles podem ser facilmente expandidos com as mudanças de negócios. À medida que as necessidades e os perfis de pedidos da empresa mudam ao longo do tempo, as empresas devem estar prontas para expandir e redesenhar suas operações com facilidade. As áreas e os processos que suportam o cumprimento da unidade devem ser projetados para expansão. Com espaço para adicionar continuamente recursos tecnológicos e humanos sem a necessidade de se mudar da estrutura existente. Elementos como especificações do piso, alturas (pé direito) precisam ser determinados com o crescimento e a expansão em mente.

Operação deve ser flexível 

Visto que pode lidar com uma mudança para entregas menores e mais frequentes nas lojas, cabem algumas analises. Por exemplo, e se seus clientes pedirem de repente que você faça mais remessas diretas? Você pode manter no CD entregas prontas? Os seus processos podem ser adaptados para ciclos de cumprimento do mesmo dia ou da mesma hora para vantagem competitiva? Planejar e projetar um centro de distribuição com flexibilidade para adaptar à mudança, você precisará examinar previsões de crescimento detalhadas. Considerando todos os fluxos de produtos e as quantidades necessárias para entregas de clientes e lojas. Considere formas como negócio que pode evoluir à medida que interações do cliente e da loja mudem com o tempo. É um delicado equilíbrio entre investimento e flexibilidade.

Justificar investimentos de capital

Já não se baseia unicamente no custo. O caso de negócios mais frequentemente inclui coisas como apoiar o crescimento, reduzir o estoque e minimizar o risco. Os investimentos em automação são por vezes justificados pela falta de mão-de-obra suficiente, especialmente durante a alta temporada. A possibilidade de que a distribuição não seja capaz de atender às necessidades do negócio representa risco suficiente para ser incluída no caso de negócios também.

A perspectiva é de 2020 em diante, as empresas também podem olhar para os requisitos impostos pela regulamentação ambiental. E também expectativas dos clientes para cadeias de suprimentos mais sustentáveis. A evolução da tecnologia que suporta emergentes estratégias irá desempenhar um papel maior no futuro da instalação e no campo do planejamento também.

Equipe LMX

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