Armazenagem logística: 4 etapas para esse processo

Quais são as 4 etapas do processo de armazenagem logística?

Houve um tempo em que os profissionais entendiam a armazenagem logística como o simples ato de alocar mercadorias em um armazém. Isso, sem nenhum critério ou metodologia para a organização do processo.

Porém, com o passar do tempo e a evolução cada vez mais rápida dos processos, foi percebido que essa etapa da operação também poderia interferir diretamente no prazo de entrega, além de outros fatores.

E é exatamente sobre isso que falaremos aqui neste artigo. Por isso, continue a leitura e acompanhe a descrição das etapas de armazenagem, através dos tópicos abaixo:

  • Recebendo as mercadorias
  • Estocagem das mercadorias
  • Processo de separação de produtos
  • Expedição e entrega dos itens

Recebendo as mercadorias na armazenagem logística

Ao receber as mercadorias é preciso verificar alguns pontos que podem interferir negativamente no processo logístico. Portanto, essa primeira etapa da armazenagem logística deve ser feita com atenção.

Neste momento é preciso conferir a quantidade dos produtos recebidos, se existe algum produto avariado e até identificar se vieram mercadorias em excesso ou em falta.

Dependendo do tipo de produto que está sendo entregue, essa etapa pode sofrer algumas modificações. Mas, de um modo geral, a entrega é feita por um caminhão que descarrega todas as mercadorias nas docas.

Para obter um controle maior sobre essa atividade e diminuir a possibilidade de erro, é indicado que a empresa desenvolva um checklist de acordo com a sua dinâmica de trabalho.

Ainda no recebimento, todos os itens devem ser identificados. Atualmente, é feito por um código de barras, que permite a leitura de todas as informações através de uma tecnologia que vem sendo utilizada na gestão de armazém.

Estocagem das mercadorias 

Dentro do armazém, existem os endereços, que nada mais são do que os locais destinados para cada mercadoria. E é através deles que se faz a armazenagem dos produtos.

Esta etapa ocorre logo após o recebimento, conferência e identificação de toda a mercadoria. Dependendo da forma como é feita, pode até interferir nos prazos de entrega e promover atrasos.

Na armazenagem logística, a forma como o armazém é estruturado decerto pode otimizar o processo de recebimento da mercadoria pelo cliente final. Por isso, é preciso que os gestores pensem nisso de forma estratégica.

Ao chegar na prateleira, o item é considerado como saldo de estoque e o seu endereço pode ser conferido através do código de barras que foi colocado na mercadoria.

De acordo com o tipo de produto e a dinâmica do negócio, essa etapa pode utilizar o modelo de Drive in e Drive Thru ou até mesmo autoportante ou push dinâmico, além de outros.

Processo de separação dos produtos na armazenagem logística

A identificação das mercadorias, na etapa de recebimento, também vai facilitar o trabalho de separação dos pedidos. Ao fazer a leitura do código de barras pelo sistema de gestão, o operador saberá qual produto deve ser separado.

O picking, como essa etapa também é conhecida na armazenagem logística, tem um papel muito relevante dentro do processo. Pois, é a partir dele que a entrega para o cliente começa efetivamente.

Ao acontecer qualquer tipo de erro durante essa fase, isso pode implicar em uma demora não esperada para que a mercadoria chegue ao seu local de destino. E é claro que isso não é algo desejável.

Para que isso não aconteça, alguns sistemas podem otimizar a separação e diminuir o tempo em que é realizada a tarefa, assim como também minimiza a ocorrência de erros.

Em estoques que utilizam a metodologia do “último a entrar, primeiro a sair” (LIFO), decerto o Flow Rack é um dos sistemas mais recomendados. Nele, são utilizadas roldanas e trilhos, onde não há a necessidade de um operador.

Expedição e entrega dos itens

A expedição é a etapa que finaliza o processo de armazenagem logística e onde ocorre a conferência e entrega da mercadoria para a transportadora responsável.

A entrega pode ser de responsabilidade da empresa que realiza a armazenagem ou executada através da terceirização de um operador logístico, que também realiza essa atividade.

A LMX Logística realiza as mais diversas atividades para que a sua operação logística possa ocorrer sem problemas, com o tempo otimizado e possibilitando uma redução dos seus custos. Entre em contato conosco