Confira alguns fatores para ajudar no alinhamento do setor de compras e estoque

É possível compreender que há uma relação entre a gestão de estoque e o setor de compras. Mas qual relação seria essa?  O setor de compras possui um viés estratégico e que pode levar à redução de custos empresarial

Dessa forma, quando a mesma trabalha junto à gestão do estoque, é possível assegurar o comprimento da demanda. Ao mesmo tempo, consegue-se evitar o excesso de produtos armazenados.

Confira a seguir a importância das compras para o estoque:

  • Variações na demanda

Nem sempre é possível ter uma previsão da procura pelos clientes. Na maioria das vezes, é difícil fazer a projeção e, dessa forma, o que está previsto apresente uma diferença pequena em relação à demanda real.

A flutuação comum que ocorre pode ser auxiliada pelo departamento de compras. É esse setor que tem os dados consolidados a respeito da reposição dos itens. O resultado desse procedimento vem através do controle de estoque. O mesmo será mais apropriado e que protege a empresa dessas variações.

  • Serviços melhores aos clientes

A gestão junto ao controle de compras precisam ser adequados à demanda média. Quando isso ocorre, a empresa é apta a fazer entregas no tempo. Ou seja, o setor de compras é fundamental para definir a demanda e verificar os itens necessários. Dessa forma, as encomendas serão entregues no período combinado com o cliente.

  • Continuidade das operações de vendas

O alinhamento entre as atividades dos setores de estoque e compras, mantém a continuidade das operações de venda e fluxo adequado para entradas e saídas.

  • Redução da possibilidade de perdas

Já esse objetivo é alcançado pelo controle de estoque, por evitar a obsolescência e deterioração dos produtos. Dessa forma, ao integrar o departamento de compras a esse procedimento, é possível evitar as aquisições desnecessárias. Como também, as entregas que podem ser parceladas conforme a necessidade da empresa.

Dica: é possível contar com a ajuda do setor de vendas para focar os esforços nos itens com pouco giro. A consequência é a redução das perdas dos itens armazenados.

  • Uso eficaz do capital de giro

Um bom controle de estoque traz eficácia ao uso do capital de giro. O objetivo é mantar a quantidade exata de componentes e materiais. Logo, o capital de giro não irá ficar bloqueado pelo excesso de itens armazenados.

  • Impedimento à duplicação das compras

Com os dois setores trabalhando juntos impede que ocorram duplicações e as aquisições desnecessárias.  O setor de compras adquire o que é necessário para organizar tudo, enquanto as outras áreas ficam despreocupadas quanto a isso. Ou seja, o trabalho fica centralizado, aumentando a eficiência e os resultados positivos.

É fundamental lembrar que o controle e os níveis de estoque, como a gestão das aquisições realizadas sofre impacto de diferentes fatores. Isso pode ser visto como: incerteza da demanda, serviço ao cliente e flexibilidade da cadeia de suprimentos.

Assim, é evidente que a integração entre o setor de compras e a gestão do estoque eleve a eficiência e eficácia da empresa.

Equipe LMX

Veja também:

Na reforma de 11 aeroportos, Governo anuncia investimento de R$ 224 milhões em reforma