Blog

Confira erros que podem ser evitados no meio logístico

Para ter um bom andamento da organização é preciso ter as operações das cadeias de suprimentos. Porém, mesmo assim, muitas empresas atuam sem fazer planejamento necessário, pois as transações nem sempre representam a principal do negócio. É nesse momento que pode acontecer erros logísticos

As imperfeições podem trazer prejuízos financeiros e gerar outros problemas. Pode acontecer de serem veículos sem manutenções, falta de materiais, atrasos na entrega, perdas de encomendas, entre outros. Mas quais são os erros que podem acontecer na logística?

Cadeia de suprimentos não é uma estrutura fixa

Apesar da supply chain apresentar uma estrutura com um ciclo que se complementa, não significa que a mesma é fixa. Na verdade, a supply chain deve constantemente se ajustar conforme a realidade de cada empresa. Dentro de uma estrutura, também dever ser criados os setores com as determinadas metas.

Se caso não houver um alinhamento, poderá ter um resultado final prejudicado na cadeia de suprimentos. Dessa forma, é necessário compreender que a estrutura é dinâmica e que os processos de cada etapa influenciam outros pontos, podendo ocorrer alterações.

Ter imprevistos ou mudanças podem acontecer durante o período da gestão de compras até o transporte de produtos. Então, é preciso estar atentos e preparados e prontos para terem soluções e alternativas.

Falta de preparo da equipe

Um dos erros mais comuns nas empresas é focar na preparação na equipe de vendas e esquecer-se dos outros setores. Porém, os profissionais da logística também devem estar preparados para atender os demais clientes, fornecendo uma experiência de compra única.

O resultado irá ser de forma negativa, caso o produto chegue ao cliente avariado ou com atraso. É por conta disso que os colaboradores da equipe também precisam de boas práticas. Além disso, uma equipe que é capacidade domina as operações do fluxo da cadeia produtiva e realiza as atividades com eficiência e rapidez.

Processos mal definidos

Ter uma padronização de processos prometem que os requisitos específicos das atividades sejam conquistados.  Dessa forma, aplicar termos e condições para criar ou aumentar o controle dos processos e fazer um tratamento sem distinção, pode ser uma boa escolha.

Porém, deve haver cuidado do processo permanecer flexível para que possa ser adequados a todas as situações. Por meio de detalhamento do fluxo das atividades principais, isso pode acontecer, estando de forma visível aos envolvidos.

É possível também, definir métodos de trabalho, que se relacionam às formas de operacionalização das atividades. Dessa maneira, é possível conseguir fornecer fluidez ao processo e acelerar o fluxo de informações.

Não contar com a tecnologia

Como já dito diversas vezes aqui, no blog da LMX, os softwares de gestão são muito importantes, pois facilitam e simplificam os processos e toda a cadeia logística.  Com a tecnologia, é possível melhorar o acompanhamento de cada etapa realizada. Assim, os gestores podem ajustar o necessário para garantir que os processos sejam feitos de maneira correta.

Otimizar o fluxo operacional, também é um benefício da tecnologia. Como trazer simplicidade para a gestão do negócio e apresentar mais clareza às operações, também. Além de que, é possível realizar o monitoramento de cargas e consultar envios e coletas em tempo real, trazendo o resultado positivo.

Ignorar os resultados

O desempenho das atividades e do setor precisar ser monitorados para que os ajustes sejam executados. Porém, é preciso também considera-los. Identificar e analisar os resultados pode ajudar a desviar, corrigi-los e continuar com o planejamento cada vez mais eficaz.

Usar os indicadores para embasar as decisões, é um bom começo. A consequência será a possibilidade de oferecer o produto com menor custo, no lugar desejado e condições predeterminadas, ou seja, você atende às expectativas do cliente.

Equipe LMX

Veja também:

Saiba inovações tecnológicas para alavancar o setor de compras