Compliance na logística: tudo o que você precisa saber

Muito se fala, mas será que de fato se sabe o que é o compliance na logística? Estamos falando de seguir as regulamentações do setor à risca, orquestrar processos, pessoas e tecnologias para seguirem políticas e programas internos, tudo isso com o intuito de gerar valor para as empresas do segmento.

Cada vez mais, o compliance tem se mostrado um diferencial competitivo para as empresas. Ele aumenta a produtividade, gera uma boa imagem, aumenta a credibilidade, além de reduzir os custos relacionados a sanções.

Por esses e outro motivos que você vai poder ver a seguir, o compliance na logística se faz uma ferramenta importante. Então, aproveite a leitura deste artigo até o final e saiba tudo que você precisa sobre o assunto.

 

O que é compliance na logística?

Compliance é uma palavra que tem origem no inglês e significa “agir de acordo com um conjunto de regras, cumprir os requisitos”. Seu conceito pode ser dividido em dois níveis: o primeiro está voltado para as regras externas, como leis e normas; o segundo está voltado para as regras internas, como sistemas de controle criados internamente pela empresa.

Quando uma empresa cumpre as exigências desses dois níveis, ela passa a operar em conformidade com todas as determinações. Dessa forma, fica mais fácil conseguir resultados melhores, manter o funcionamento das operações e reduzir os custos. 

Os principais objetivos do compliance são:

  • Identificar: analisar as operações logísticas, para identificar possíveis problemas.
  • Prevenir: criar soluções para evitar que os problemas identificados se desenvolvam.
  • Monitorar: acompanhar as soluções desenvolvidas para garantir que tragam os resultados esperados.
  • Resolver: estar preparado para solucionar problemas que possam surgir, mesmo com todos os cuidados que estiverem sendo tomados.
  • Orientar: Orientação aos colaboradores, supervisores e gestores para que todos sigam as normas envolvidas em suas funções.

Compliance na logística

Ao discutirmos o compliance na logística, estamos nos referindo a todas as normas relacionadas à distribuição e transporte de mercadorias. Como é o caso das muitas questões burocráticas que precisam ser seguidas para que as empresas consigam funcionar em conformidade com as leis e as suas diretrizes internas.

Ter compreensão do que é o compliance e de sua importância para o setor logístico permite que os processos sejam realizados de maneira mais eficiente, evitando uma variedade de problemas e possíveis sanções legais.

Empresas que não buscam entender e se adequar às normas associadas à logística e a outros setores podem se deparar com situações prejudiciais, como atrasos nas entregas, prejuízos financeiros, perda de mercadorias, e ainda correm o risco de desagradar clientes insatisfeitos com o serviço.

É através do compliance que, principalmente na parte financeira, as empresas são capazes de desenvolver mecanismos de controle e ferramentas que previnam e gerem riscos para o setor. Sem falar que ele também é uma ajuda muito grande no que diz respeito ao cumprimento das leis, eficiência e para a segurança dos colaboradores envolvidos. 

 

Benefícios do compliance na logística

Abaixo listamos os 2 principais benefícios do compliance na logística. Veja!

  • Melhora a eficiência da empresa

Se for capaz de organizar seus processos e aderir a todos os padrões definidos pelo compliance, certamente experimentará uma melhora na eficiência de sua empresa. Isso porque, ao implementar medidas de prevenção de problemas, os seus funcionários não vão mais agir inadequadamente, o que traz mais qualidade para as operações, além de evitar sanções legais e custos extras.

  • Funcionários conscientes

A conscientização dos funcionários é uma etapa fundamental para estabelecer um programa de compliance eficaz. Até porque, eles integram todos os processos e por isso precisam estar a par das regras e normas que vão precisar seguir.

Por isso, é interessante criar um código de conduta para que seus colaboradores entendam o que a empresa espera deles. Assim, também é possível fortalecer os valores e cultura da organização, o que vai acabar contribuindo para que a equipe esteja mais engajada e consequentemente os seus clientes fiquem mais satisfeitos.

Além disso, para manter a satisfação de seus clientes, é crucial adotar práticas éticas e sustentáveis. Isso não apenas aumenta sua credibilidade no mercado, mas também agrega valor à sua empresa, resultando em clientes fiéis.

Agora que você já aprendeu tudo o que precisava sobre compliance na logística, pode começar a procurar formas de colocar essas estratégias em prática.

Se você também está em busca de formas para reduzir os custos de sua operação logística e ainda assim conseguir manter a qualidade do serviço, a LMX Logística é a empresa certa para esse serviço. 

Gerenciamos toda a cadeia de suprimentos, armazenagem, controle de estoque e distribuição e nos tornamos uma extensão de seu departamento de logística, dando a liberdade e flexibilidade que sua empresa precisa para atingir a qualidade máxima nos serviços prestados. Entre em contato conosco!

 

compliance na logística