Atrasos na entrega: quais as principais causas e como evitá-las

Nos últimos anos, a logística tem conquistado um papel cada vez mais importante nos negócios. Com a ascensão do e-commerce, o valor do frete e o prazo de entrega das mercadorias tornaram-se ainda mais relevantes para o consumidor na hora de optar por uma loja para efetuar uma compra. Por isso, destacam-se aquelas empresas que além de oferecer bons produtos, preços atraentes e outras vantagens, entendem a importância de ter uma logística assertiva e eficiente. Para tanto, é imprescindível identificar quais são as maiores causas de problemas na logística e saber, principalmente, como evitar atrasos na entrega.

Se você tem uma empresa e zela por sua qualidade logística, não deixe de conferir as dicas ao longo deste texto. Boa leitura!

 

Motivos que ocasionam atrasos na entrega

Existem alguns fatores que levam à perda do prazo na entrega de mercadorias. E as consequências disso são, infelizmente, as piores possíveis, afinal, é o momento de maior expectativa do cliente e sua avaliação negativa após um atraso significativo pode não ser compensada com a chegada do produto desejado. Certamente, um atraso irá impactar nas chances de esse cliente realizar outra compra em sua loja. 

Por isso, é importante conhecer o que pode levar ao atraso nas entregas e principalmente saber como evitá-lo. Confira abaixo algumas das principais causas de atrasos em envios de mercadorias:

  • Gestão de estoque inadequada

Quando uma empresa não tem o estoque controlado, há transbordamentos para toda a empresa. Por exemplo, caso vários clientes comprem um mesmo produto ou um deles compre em quantidade e o estoque não esteja atualizado, haverá o desconforto de atrasar a entrega até que o item seja reabastecido, isso quando não for o caso de cancelar a compra e frustrar o consumidor por completo.

  • Falta de planejamento

Uma empresa sem planejamento está à mercê de imprevistos que podem acontecer diariamente. É importante ter uma rotina bem definida, assim como controle de horários, movimentação de mercadorias e também de controle de fretes.

Afinal, pode ser muito fácil embolar as demandas, realizar transportes com rotas que sejam mais custosas e que até mesmo não consigam entregar todos os itens em tempo hábil. Toda e qualquer empresa requer planejamento logístico para não ter prejuízos com perda de prazo e nem ter outros problemas com entregas, perda de mercadoria, custos com gasolina e hora extra, entre outros aspectos.

  • Não ter um serviço de transporte ou parceiros logísticos de qualidade

Mesmo que você tenha um bom controle de estoque e até mesmo tenha um planejamento adequado, os problemas com atrasos nas entregas dos produtos podem persistir se você não tiver uma distribuição bem feita.

Isso é, se o seu serviço de transporte e funcionários não conseguirem lidar com toda a demanda ou não estiverem aptos a entregar os resultados que você precisa no tempo planejado, você acabará enfrentando os mesmos problemas. O mesmo acontece se você não tiver um serviço terceirizado de qualidade.

 

Como evitar atrasos na entrega dos produtos?

Bem, ao conhecer as motivações que geram atrasos nas entregas, fica mais fácil trabalhar em cima delas para evitar o problema. Por isso, é possível tomar providências como:

  • Melhorar a gestão de estoque e planejamento logístico

Investir em uma rotina de controle de estoque é fundamental não apenas para questões de entrega, mas também para questões como diminuição de custos, insatisfação do cliente e reposição de insumos. Você pode investir em um software com foco em processos de armazenagem, gestão de mercadorias e distribuição para obter melhorias nesse sentido.

Com o auxílio de uma tecnologia como essa também é possível montar rotinas assertivas, considerando todas as demandas, como gerenciamento de transporte, movimentação de cargas, fretes e entregas diárias.

Como visto, o impacto da última etapa do processo de compra é gigante para o índice de satisfação do cliente. E por isso é extremamente necessário ter excelência nessa etapa. Contar com um suporte especializado pode ser a opção mais vantajosa para não atrasar as entregas e nem ter mais preocupações quanto a isso.

A terceirização logística tem se tornado muito comum, principalmente por conta das vantagens que garante para as empresas. Contar com um operador logístico confiável liberta muitos negócios de burocracias, garante eficiência na armazenagem e distribuição, oferece tecnologia de ponta e profissionais altamente especializados e libera sua empresa para focar apenas em seu core business, em vez de ter que dispender tempo e dinheiro gerenciando processos logísticos complexos. 

Os resultados desse enlace são os melhores possíveis: otimização na cadeia logística, diminuição de custos operacionais, garantia de entrega de produtos em tempo hábil e aumento da satisfação dos clientes como consequência!

Quer garantir essa parceria para o seu negócio e contar com um parceiro altamente especializado em armazenagem, movimentação de carga, controle de estoque e gerenciamento de transporte? Então visite o nosso site e saiba mais!

 

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