Você sabe quais são as vantagens da integração de sistemas para o e-commerce?

Você já se perguntou sobre a importância da integração do comércio eletrônico? Ultimamente isso não é mais um diferencial, mas uma necessidade para todas as empresas que desejam se manter competitivas no mercado.

Os setores de um e-commerce são interligados, por isso não é difícil perceber que a produtividade de um setor depende de outro.

Para ter um bom desempenho das vendas você depende dos produtos que estão no seu estoque, que é preenchido através do transporte, que é o responsável pela movimentação dos produtos e isso se repete.

Tudo está interligado e, portanto, deve ser integrado para que seu funcionamento seja da melhor forma possível.

Neste artigo, vamos te mostrar quais são as vantagens de fazer a integração de sistemas no seu e-commerce.

Por que integrar os sistemas no seu e-commerce?

A integração é um dos pilares da estratégia Omnichannel para oferecer aos clientes uma experiência de compra mais completa e ágil.

Para isso, a sua proposta é quebrar as barreiras entre o online e o offline, integrando não só os canais de atendimento, mas também as várias áreas importantes para o trabalho da organização.

O e-commerce integrado se destaca neste contexto por conseguir ser mais produtivo e eficiente, reduzindo custos e agilizando suas operações.

Ferramenta de integração para favorecer o seu negócio

     ERP

Uma das principais ferramentas de integração de e-commerce é o ERP (Enterprise Resource Planning). Ele é um software de otimização da gestão.

O ERP para e-commerce é composto por módulos que representam diferentes áreas da empresa e podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada negócio, seu objetivo é integrar essas áreas, automatizando processos e centralizando as informações em uma tela.

Ele permite que você habilite e integre todos os processos de contabilidade, finanças, vendas, estoque, contas a pagar e a receber e muito mais através de suas próprias interfaces.

Ter um sistema deste porte em seu negócio, pode trazer muitos benefícios para administrá-lo.

Com ele você vai poder controlar não só a quantidade de vendas que você fez, como também todas as informações referentes aos contatos e clientes do seu comércio eletrônico.

Vantagens de usar um sistema ERP para integrar os sistemas do e-commerce

1. Todas as áreas da empresa integradas

Estoque, vendas, contabilidade, RH, compras, faturamento e cobrança,  controle de acesso, gerenciamento e muito mais serão totalmente integrados usando um ERP E-Commerce. Você precisa saber escolher o sistema que vai escolher para o seu negócio, pois nem todos os softwares de e-commerce garantem essa integração completa.

     2. Melhora da gestão

Por ter dados e relatórios mais precisos e uma visão geral do seu negócio através dos softwares de e-commerce, os gestores poderão tomar decisões mais rápidas e definitivamente mais assertivas.

Além disso, inconsistências, erros e inconsistências, embora bastante reduzidos com o uso de um sistema de gerenciamento de negócios de e-commerce, poderão ser resolvidos rapidamente quando surgirem.

     3. Entregar no prazo estipulado

Um e-commerce possui todos os elementos logísticos necessários, e um deles, talvez o mais importante, é a entrega.

Atrasos, inconsistências, entre outras coisas, podem custar a venda e, pior, clientes.

Com um ERP e-commerce, toda a gestão logística do seu negócio virtual estará garantida, pois você garante mais confiabilidade nas atividades que realiza.

     4. Estoque integrado

O volume de transações comerciais no e-commerce costuma ser enorme, e há toda uma logística por trás de cada transação.

O software de gerenciamento de negócios de comércio eletrônico pode garantir que você tenha um estoque integrado.

Isso é extremamente importante, pois, visto que suas vendas simplesmente não existem sem estoque, o gerente terá toda a gestão de estoque à sua disposição. Claro, isso evita quaisquer contingências relacionadas ao estoque, como reposição de mercadorias (por exemplo, antes que acabem), procedimentos com fornecedores, devoluções, etc.

     5. Estoque organizado

Ter um estoque integrado, significa que tudo conectado a ele será simplificado. Ou seja, você não corre o risco de perder ou ter mercadorias em excesso.

Com um estoque reduzido você evita custos desnecessários e aumenta o seu rendimento.

Se você tem interesse em ter um sistema de gestão e de logística no seu e-commerce, conte com a LMX Logística para te auxiliar, somos um Operador Logístico especializado em armazenagem, movimentação de carga, controle de estoque e gerenciamento de transporte.

Se você gosta deste tipo de conteúdo, acompanhe o nosso blog para ter acesso a mais textos como este!