TMS x ERP x WMS: como funciona cada ferramenta de logística?

O sucesso de qualquer operação logística está ligado à execução eficiente de todas as suas etapas. Para isso, o gerenciamento de armazém deve utilizar todas as ferramentas possíveis para ajudar nesse trabalho.

Dessa forma, a tecnologia pode contribuir muito para organizar processos e otimizar o tempo, como já faz em vários aspectos do nosso cotidiano. Portanto, é preciso conhecer os meios que podem ser úteis.

Entre essas ferramentas tecnológicas estão: o TMS, o ERP e o WMS. Se você não sabe o que significam essas siglas e qual o impacto que elas causam na operação logística, acompanhe este artigo.

 

Como funciona o TMS?

A sigla TMS significa Transportation Management System. Em tradução para o Português é conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte e Logística.

Essa ferramenta, nada mais é do que um software que facilita o controle da operação logística. Ele tem ligação com a etapa de transporte das mercadorias e suprimentos.

No tocante ao gerenciamento do armazém, o TMS ajuda no acompanhamento dos custos referentes ao transporte bem como manutenção dos veículos, expedição da carga e outros fatores operacionais.

A sua plataforma pode ter a customização de acordo com a necessidade da operação e perfil da empresa. Mas ele não dispensa a ajuda de ferramentas complementares.

 

Entendendo o ERP

Pode-se traduzir o Entreprise Resource Planning (ERP) como Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Através dele, é possível trabalhar com uma logística que se integra.

Com o ERP, a empresa pode unir informações de diversos setores em uma mesma plataforma e fazer o gerenciamento de armazém de uma maneira mais prática e dinâmica.

Pode-se utilizá-lo também em conjunto com o TMS e otimizar ainda mais a gestão da operação, integrando tanto a logística, quanto o transporte e demais setores da empresa.

Além de auxiliar no controle de estoque, uma das grandes vantagens do TMS é que ele elimina o trabalho manual e diminui as possibilidades de retrabalho, pois automatiza a atualização de informações.

 

Usando o WMS na logística

Já o WMS significa Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em Português. Utiliza-se bastante por empresas de e-commerce.

Isso porque, ele permite que o gerenciamento de armazém seja todo automatizado, facilitando a localização e acomodação de mercadorias no depósito.

Além disso, é possível fazer um controle mais eficiente tanto da entrada quanto da saída dos produtos e diminuindo erros de inventário, por exemplo. Consequentemente, há uma melhoria significativa na logística.

Através de códigos de barras contendo componentes eletrônicos e usando acessórios para leitura de informações, o WMS possibilita que o acompanhamento da carga seja feito em tempo real.

Assim, o responsável pelo gerenciamento consegue identificar a carga com maior rapidez, saber onde os produtos estão, quais suas dimensões e o seu destino final.

 

Por que utilizar essas ferramentas?

A tecnologia veio para somar esforços com o conhecimento em gestão que as empresas absorveram ao longo dos tempos. Acompanhar as inovações é um fator primordial para continuar no mercado.

As ferramentas que citamos acima surgiram para dinamizar as operações, bem como diminuir o trabalho manual. Mas também para facilitar o gerenciamento de informações importantes, das quais depende toda a operação logística.

Ao introduzir esse tipo de software na sua empresa, é possível reduzir a quantidade de mão-de-obra, isto é, com envolvimento no operacional e diminuir custos com pessoal.

E mesmo disponibilizando de menos funcionários e executando as mesmas atividades, a qualidade do serviço decerto melhora bastante, ao contrário do que se pode pensar.

Portanto, é importante conhecer a fundo a real função de cada uma dessas ferramentas e buscar por uma logística que se integra mais, além disso, que traga resultados positivos para o negócio.

 

Procure ajuda especializada

Há quem ainda ache o uso dessas ferramentas bastante complexo. Por isso, a solução que se adequa mais pode ser a contratação de um operador logístico. Ele nada mais é do que uma empresa com especialização nesse tipo de operação.

O operador já tem experiência no manejo desse tipo de software e pode auxiliar na implantação do sistema e migração de todas as informações relativas aos processos.

Em alguns casos, a logística do negócio pode ser toda de responsabilidade da empresa que já terá feito o investimento necessário tanto em tecnologia quanto em treinamento de pessoal.

Assim, a empresa contratante consegue reduzir bastante o custo que teria para financiar toda essa adequação do seu gerenciamento de armazém e tornar a operação mais dinâmica e eficiente.

 

A LMX Logística oferece os mais diversos serviços relacionados à logística e desenvolve uma assessoria customizada, procurando reduzir custos e mantendo a qualidade da sua operação.

Se você tem alguma dúvida com relação a esse assunto, nossa equipe especializada pode lhe ajudar. Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!