Saiba como superar os maiores desafios da logística

De início, a distribuição de produtos se limitava apenas no papel operacional e na sua pouca repercussão no ramo. Entretanto, empreendedores da nova geração já perceberam que existem desafios para serem superados para a operação não ser afetada.

O gestor precisa identificar e achar formas de diminuir os riscos e alcançar resultados positivos para a empresa.

  1. Segurança no transporte

Garantir que a entrega aconteça de forma segura é de suma importância para o setor de transportes. Acidentes e roubos de carga são o tipo de imprevisto mais prejudiciais para a logística.

Logo, conscientizar e prevenir são as palavras chave para minimizar riscos para sua empresa. É preciso se certificar de que os motoristas obedeçam à legislação de trânsito, evitem excesso de velocidade e não bebam antes de dirigir.

Além disso, as longas viagens são desgastantes e ainda podem contar com chuva. Esse tipo de viagem é a maior causador de acidentes nas estradas.

A transportadora precisa garantir que exista a qualidade do transporte e de que o veículo não esteja sobrecarregado e que esteja em boas condições para trafegar.

  1. Infraestrutura das estradas

Com alta no número de acidentes nas estradas, a logística encontra mais um desafio para superar. Esse tipo de problema envolve muito mais do que o atraso na entrega do produto. Envolve a segurança do motorista, integrante da sua equipe.

Para lidar com isso, as empresas podem limitar seu raio de entrega. Com isso, os motoristas não trafegariam em vias perigosas. Manutenções preventivas são uma maneira de manter os veículos da sua empresa circulando por mais tempo e em melhores condições possíveis.

  1. Cálculo do desempenho da operação

Embora o conceito de desempenho possa ser empregado em diversas atividades, o acompanhamento da atividade logística se destaca por sua relevância.

Os gestores devem ter consciência da necessidade de monitoramento e controle, por intermédio da medição dos fatores de prazos de entrega, custos e níveis de estoque.

  1. Organização do espaço físico do estoque

O nível de eficiência obtido com a gestão do estoque tanto pode tornar essa área uma vantagem estratégica, como pode se converter em um obstáculo. A localização e organização dos materiais, a distribuição do espaço e o arranjo das prateleiras impactam no andamento do processo.

Remessas de pedidos incorretos ou incompletos, dificuldade no embarque e atrasos no envio das mercadorias são algumas das consequências observadas quando a administração não dedica atenção a essa atividade.

Para corrigir essa situação, o layout de armazenagem deve ser criado para assegurar a movimentação de carga, maquinários e funcionários de forma segura. Com isso, é possível aproveitar melhor o espaço, reduzir os custos de estocagem e atender aos requisitos de cada produto.

Os desafios da logística consomem importantes recursos financeiros e de pessoal, por isso, os gestores devem dedicar esforços para reduzir sua influência. Dessa forma, é possível melhorar o desempenho e aumentar a margem de lucratividade.

Equipe LMX

Veja também:

Porto de Santos registra recordes nos totais mensal e acumulado