Rastreabilidade de produtos: você sabe qual sua importância?

A rastreabilidade deveria ser uma exigência padrão de todos os que contratam um serviço logístico, pois esse tipo de tecnologia permite às empresas acompanharem toda a trajetória de seus produtos e mercadorias.

O uso da rastreabilidade torna o transporte mais seguro e transparente para sua empresa, pois assim você pode saber exatamente o que, onde e quando foi feita alguma coisa com seu produto.

A LMX busca sempre uma relação transparente e de confiança com seus clientes e parceiros. Isso, além de garantir um controle de qualidade eficaz, ainda garante que a entrega seja feita da melhor forma para o consumidor.

A seguir, a LMX te mostrará como a rastreabilidade é importantíssima na cadeia produtiva. Confira!

A RASTREABILIDADE DE PRODUTOS

É muito importante você se interessar por todos os passos da cadeia logística e da trajetória da sua mercadoria. Por isso, a rastreabilidade traz todas as informações, desde qual a origem do item, qual etapa da produção que se encontra, de onde ele veio e até as ações que foram tomadas com ele durante a trajetória.

Esse tipo de prática traz muito valor para as empresas, pois passa credibilidade para seus clientes.

A TECNOLOGIA

O uso de tecnologia permite que a rastreabilidade do produto seja feita de diversas maneiras, desde sistemas até app’s no celular. Esse processo é feito em segundos, graças à identificação por meio de etiquetas e códigos de barra. Por este motivo, é essencial ter uma boa organização nos registros em toda a cadeia.

TRANSPARÊNCIA NA CADEIA PRODUTIVA

Em todas as etapas de produção que os itens passam, é obrigatório que seja feito o registro de cada ação realizada. Dados como data e localização são essenciais para se rastrear de forma assertiva seus produtos e mercadorias, além de possuir um histórico completo.

Caso aconteça qualquer imprevisto nas etapas da cadeia logística, com os registros e históricos, é possível saber qual foi o momento que o erro aconteceu.

Como a cadeia é composta por muitas etapas, fica difícil acompanhar tudo que acontece nela de perto. Por isso, quando a rastreabilidade é inserida no seu negócio, toda a cadeia e suas etapas podem ser identificadas.

É essa transparência que traz credibilidade e tranquilidade aos seus clientes e envolvidos na produção. A informação é a prioridade.

OTIMIZAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE

Ao entrar num mercado, todo produto passa por um controle rigoroso de qualidade. Esse procedimento é perfeitamente normal e faz parte do processe de entrega ao mercado e consumidor final. Possuir todo o histórico do produto é muito importante e útil para os que trabalham nessa área.

Conhecendo cada etapa que o produto passou, o procedimento se torna mais rápido e eficaz. A cadeia ajuda a entender quais as medidas de qualidade foram aplicadas e o registro forma o histórico do produto.

E aí? Viu como a rastreabilidade é algo importante na logística do seu negócio? Ficou com dúvidas? Entre em contato com nossos especialistas e eles poderão te ajudar!

Por Julia Onorato