Qual a diferença entre frete CIF e frete FOB

 

Uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa é a gestão de frete. Ao contrário do que muitos pensam, enviar produtos não é uma tarefa tão simples e desprendida de estratégias.

Até porque, o consumidor precisa receber seu produto dentro do prazo definido, com qualidade e segurança.

Assim, ao contratar um frete, deve-se levar em consideração muito mais do que o preço cobrado pelo deslocamento das mercadorias.

É preciso analisar a qualidade do serviço prestado, a reputação da transportadora que será contratada e os encarregados pelo custo da entrega.

Nesse contexto, é importante conhecer como funciona o CIF e FOB, que de forma geral se diferenciam pelo momento em que o pagamento é feito. Contudo, existem outros aspectos importantes sobre eles.

Você já conhece as características de cada um? Para que não fiquem dúvidas, neste artigo trouxemos as diferenças entre eles, como utilizá-los e em quais circunstâncias.

 

Diferenças entre CIF e FOB

A sigla CIF (Cost Insurance and Freight) significa “custo, seguro e frete”. O FOB (Free On Board), em tradução literal para o português, significa “livre a bordo”.

O CIF é uma modalidade de frete paga na origem da compra, em que o vendedor é responsável por todos os riscos, custos ou qualquer ocorrência até que a mercadoria seja entregue ao consumidor.

Embora essa modalidade seja mais cara, os clientes preferem optar pelo CIF, pois não precisam ter preocupações com detalhes da entrega.