Os diferentes tipos de picking

Afinal, o que é picking?

Picking é o momento de separação dos pedidos de uma empresa para irem até os seus destinos finais, ou seja, para serem entregues. Durante esta atividade, basicamente, acontece a coleta dos pedidos no estoque. Em um segundo momento, as mercadorias são faturadas, embaladas e despachadas para os consumidores. O processo de separação de produtos é relativamente simples, mas requer alguns cuidados essenciais para garantir a agilidade e minimizar eventuais danos às mercadorias ou seleção de itens errados.

Tipos de picking

Existem vários tipos de picking. Confira abaixo:

  1. Picking por lote

Este tipo de picking é a separação em que o operador realiza a coleta de produtos de diversos pedidos de uma vez só. Este tipo de packing é o que existe o menor deslocamento dos operadores dentro do armazém.

O picking por lote envolve menos pessoas, logo o processo pode ser mais lento e com maior risco de erros.

2. Picking por zona

O picking por zona envolve vários operadores que recebem os produtos que devem separar em uma zona. Ou seja, seu campo de atuação.

A maior vantagem ao utilizar este formato é que cada colaborador se torna especialista na seção onde atua. Por este motivo, costuma fazer o seu trabalho de forma rápida e eficiente. Por outro lado, essa também pode ser uma dificuldade quando esse colaborador precisa ser substituído.

3. Picking por onda

 Semelhante ao picking por lote, neste modelo o operador separa somente um tipo de produto, mas a coleta é feita somente em determinados períodos do dia, considerando os horários em que a demanda por determinados produtos for maior. Uma das vantagens deste tipo de picking é que pode ser feito paralelamente a algum outro formato.

4. Picking discreto

Neste formato cada operador separa um único pedido por vez. A separação dos produtos tende a ser mais lenta neste modelo, pois a separação pode envolver muitos deslocamentos. Dentre os tipos de picking, este costuma ser mais usado em centros de distribuição menores, de pequeno ou médio porte.

Equipe LMX

Veja também:

O que é o Cross-Docking?