Operação logística: vale a pena terceirizá-la na sua empresa?

Com o objetivo de aprimorar suas operações comerciais, as empresas estão, cada vez mais, recorrendo aos serviços terceirizados. Dentre eles, está o operador logístico, que fornece serviços de gestão e distribuição logística para terceiros.

Nos últimos anos, percebeu-se que já não há mais a necessidade de realizar internamente todos os processos que envolvem a fabricação e venda dos produtos. As empresas entenderam que o foco no core business pode trazer maiores vantagens competitivas do que investir tempo e dinheiro em atividades secundárias.

Mas isso não é algo que possa ser decidido de qualquer jeito, é preciso tomar alguns cuidados. Se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto, essa é a oportunidade. 

 

O que é terceirização logística?

A terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra para realizar um serviço específico, ao invés de contratar mais funcionários e a infraestrutura necessária para executar a atividade.

Esse é o processo chamado B2B (business to business), quando duas empresas estabelecem uma relação comercial como cliente e fornecedor. Esse tipo de negócio está ganhando cada vez mais destaque no mercado.

Com certeza você já deve ter ouvido o termo e até já conhece alguns serviços que são rotineiramente terceirizados, como limpeza, segurança e jardinagem. Mas isso engloba mais atividades do que você possa imaginar.

A terceirização logística, por exemplo, vem crescendo ao longo dos anos, principalmente por parte de empresas cujo foco de mercado não é esse tipo de atividade.

O operador logístico desenvolve parcerias comerciais com empresas nacionais, multinacionais e não tem limitações quanto ao porte do negócio que contrata os seus serviços.

 

Vantagens de terceirizar sua operação logística

É claro que, antes de contratar qualquer empresa para realizar algum serviço para o seu negócio, é imprescindível entender quais as vantagens reais que ela tem a oferecer.

O primeiro ponto que pesa ao avaliar a terceirização de um serviço é o custo envolvido na operação. Para que a própria empresa possa executá-la é preciso a contratação de funcionários e treinamento da equipe.

Além disso, é preciso investir em softwares e equipamentos específicos, novas tecnologias e, tudo isso, sob uma gestão capacitada para direcionar e acompanhar todas as etapas do processo com qualidade e eficiência.

Ao contratar o serviço de um operador logístico, ele fica responsável por processos que vão desde a armazenagem, o manuseio e o controle de estoques até o transporte e entrega da mercadoria.

A LMX Logística, por exemplo, utiliza softwares e maquinário de alta tecnologia e que garantem a qualidade e eficácia do serviço prestado, o que implica em uma redução de custo para as empresas que a contratam.

Ainda é possível substituir o custo fixo pelo custo variável. Ou seja, a despesa da empresa também vai depender da sua demanda de serviço e, quando ela for menor, os custos também vão baixar.

Quando a própria empresa é responsável pela operação logística do seu produto, não importa se a demanda foi maior ou menor, o custo vai ser sempre o mesmo.

Contratar um operador logístico também permite que a empresa contratante mantenha o foco comercial apenas no seu core business, trabalhando em estratégias que melhorem ainda mais a qualidade e a venda do seu produto.

Dessa forma, é estabelecida uma relação comercial entre duas empresas e cada uma desenvolve suas atividades de forma mais eficiente, pois são suas especialidades.

 

Cuidados na hora da contratação

Se você está pensando em contratar um operador logístico e terceirizar essa parte do seu negócio, é preciso ter atenção em alguns pontos, como em qualquer situação que envolva investimento da empresa.

Nesse tipo de negócio há uma variação de preços bem alta e é decorrente dos diferentes tipos de serviços que cada empresa oferece ao mercado. É preciso avaliar a relação de custo/benefício antes de definir a escolha.

Também é importante verificar se a cultura da empresa a ser contratada está alinhada com o seu negócio. Esse detalhe pode refletir na sua relação com o seu consumidor final.

Procure pelo histórico da empresa e, se for possível, até entre em contato com clientes que já utilizam ou utilizaram seus serviços. Dessa forma, você vai saber se houve algum problema que pode interferir no seu negócio.

Com todos esses cuidados é possível escolher a melhor empresa para realizar a sua operação logística, com todo o conhecimento e estrutura necessários. Assim, o seu negócio pode focar nas estratégias de mercado.

A LMX Logística é especializada em operações customizadas e de alta complexidade, fornecendo soluções ao longo de toda a cadeia de suprimentos, o que a torna um parceiro estratégico e uma extensão de seu departamento de logística, dando a liberdade e flexibilidade que sua empresa necessita para atingir qualidade máxima nos serviços.

Quer saber quanto sua empresa pode economizar com a contratação de um operador logístico? Entre em contato conosco!