O que é e como funciona o romaneio de carga?

Os carregadores devem processar uma grande quantidade de informações todos os dias, monitorar e organizar esses dados é essencial para processos eficientes e resultados satisfatórios. Ao verificar a quantidade enviada, você pode contar com o que chamamos de “romaneio de carga”.

Você sabe o que é romaneio de carga? Como ele funciona e os seus benefícios?

Neste texto, colocamos o que é, como funciona e os seus benefícios. Veja os tópicos a seguir:

  • O que é e como funciona o romaneio de carga?
  • Como emitir um romaneio de carga?
  • Benefícios do romaneio de carga

O que é e como funciona o romaneio de carga?

O romaneio de carga é um documento que lista e resume todas as informações sobre os pedidos que são distribuídos durante o transporte do produto. O objetivo deste conjunto de dados é reunir todo o conteúdo relacionado a cada distribuição em um arquivo.

Verifica a quantidade e o volume dos produtos a serem transportados para facilitar o processo de controle e inspeção durante o transporte e entrega. Para frete internacional, o romaneio de carga, neste caso, é o packing list (tradução livre: listagem de embalagem), que também pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no desembaraço aduaneiro e no processamento.

No geral, outra função importante do romaneio de carga é que, ao organizar este currículo, você pode evitar mercadorias perdidas, roubadas ou extraviadas, criando assim uma imagem mais positiva para seus clientes.

Como emitir um romaneio de carga

A elaboração do romaneio de carga pode ser simplificada por meio de um formulário eletrônico simples, que contém informações suficientes para atender às necessidades do negócio, ou seja, deve ser incluído todo conteúdo relacionado ao controle e que precisa ser rastreado.

No layout do documento, também é possível automatizar o processo de publicação e integrá-lo às demais etapas de transmissão. Isso dá a você a flexibilidade de coletar dados e criar guias de remessa.

Ressalta-se que esta automação auxilia na redução da taxa de erros (pois a informação é “colhida” automaticamente) e na necessidade de retrabalho, pois as falhas podem reduzir a produtividade e aumentar os custos operacionais.

Não há um padrão para as informações que devem ser incluídas no romaneio de carga, mas geralmente as seguintes informações devem ser consideradas:

  • Quantidade total de produtos e embalagens;
  • Peso de cada um dos volumes, sendo bruto e líquido;
  • Dimensão dos produtos e das embalagens;
  • Características das embalagens;
  • Marcação dos volumes;
  • Código das notas fiscais dos produtos;
  • Volume total da carga.

Portanto, é importante notar que muitas empresas publicam até três manifestos de carga para garantir que a empresa, motoristas e clientes entendam tudo o que está sendo transportado e entregue.

A seguir veja detalhadamente os benefícios do romaneio de carga.

Benefícios do romaneio de carga

Prestação de contas dos motoristas

Após a emissão do romaneio de carga e o despacho da mercadoria, a responsabilidade pelo frete é transferida para o motorista. Com isso em mente, ele pode ser usado para registrar devoluções de empresas e comparar todo o conteúdo e notas de entrega que foram enviadas.

Muitas empresas costumam enviar duas vias com base nas informações contidas no documento, uma fica com a empresa até a devolução e a outra viaja com o motorista para que ele verifique a entrega.

Comprovantes de entrega

Este arquivo também auxilia na verificação da guia de remessa no retorno à empresa. Nesse caso, todos os recibos devem ser assinados pelo destinatário e todas as remessas devem estar associadas ao romaneio.

Facilidade de acesso às informações

Uma vez que a guia de remessa ajuda a controlar melhor a remessa, as informações nele contidas podem ser usadas para entrar no sistema de rastreamento de pedidos.

Desta forma, todos os envolvidos no processo podem entender o status da entrega. Ele também pode ser utilizado para avisar os clientes sobre o andamento do trabalho, tornando o processo mais transparente e melhorando a confiabilidade.

Caso ocorram danos, ele protege a empresa

A possibilidade de danos, furtos, avarias e outros acidentes durante o processo de entrega é muito elevada. Caso isso aconteça, a seguradora poderá solicitar cópia da nota fiscal para análise da mercadoria transportada no momento.

Isso permite garantia e agilidade na indenização de valores sem causar prejuízo à transportadora. Como vimos, a rota da carga é muito importante para garantir a organização e o controle do processo de transporte interno da transportadora.

Além das vantagens da sistematização do processo, sua criação e manuseio são simples e de baixo custo, portanto apresenta uma relação custo-benefício bastante satisfatória.

Gostou do texto? Continue acompanhando conteúdos relacionados em nosso blog e conte com a LMX Logística para tirar suas dúvidas!