O que é auditoria logística e o que ela pode trazer de benefícios para o seu negócio?

Uma das formas mais eficientes de identificar falhas dentro da operação é fazendo uma auditoria logística. Assim, é possível ter resultados positivos em todas as etapas do processo.

Quando uma empresa se preocupa com a qualidade do seu serviço e com a saúde financeira do negócio, este tipo de auditoria funciona como uma ferramenta para reduzir custos e otimizar a operação.

Partindo deste princípio, este artigo vai falar exatamente sobre a auditoria no processo logístico e como ela deve ser realizada dentro da empresa. 

 

O que é auditoria logística?

A auditoria logística é uma ferramenta de acompanhamento de todos os processos que envolvem a operação. Ela inclui desde o recebimento de mercadorias e entrega, até rotinas administrativas.

Através dela, é possível identificar em que parte do processo ocorrem gastos desnecessários e as falhas que acabam entravando algumas etapas e proporcionando uma má qualidade ao serviço desenvolvido.

Este tipo de auditoria também funciona como um meio para avaliar se a metodologia de armazenagem é realmente eficiente, bem como se o carregamento e o condicionamento mantém a integridade dos produtos.

Como sabemos, quantos menores os custos, maior será a lucratividade da empresa e, com relação à qualidade do serviço prestado e atendimento, o cliente é o principal beneficiado.

Neste sentido, esse é um fator relevante, já que o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos e passou a ficar bem mais exigente.

 

Em que consiste o processo de auditoria logística?

Para colocar esta ação em prática, é preciso realizar algumas etapas que beneficiarão todo o processo logístico. Assim, haverá uma eficiência maior nas atividades.

O primeiro passo de uma auditoria logística consiste em identificar todas as áreas que atuam direta ou indiretamente na operação e os profissionais que realizam cada tarefa.

É necessário fazer um mapeamento de cada setor e as atividades pelas quais cada um é responsável. Assim será possível saber de que forma elas são executadas e quanto custa para que isso aconteça.

A definição de metas e objetivos, seja a curto ou longo prazo, também faz parte do processo de auditoria logística. Quando se sabe quais as necessidades do negócio, fica mais fácil utilizar todos os benefícios desse processo.

Em uma próxima etapa, é preciso identificar os problemas que mais impedem o crescimento da empresa, seja com relação aos custos altos demais ou atrasos frequentes na entrega.

Com a auditoria logística, será possível encontrar o real motivo desses problemas e traçar estratégias para que eles sejam excluídos. Dessa forma, a empresa conseguirá otimizar a sua operação e obter resultados positivos.

Após a identificação dos problemas e a execução do plano de melhorias, a empresa deve iniciar o processo de avaliação, para saber se as mudanças implementadas estão, realmente, dando resultados.

 

Variáveis quantitativas e qualitativas da auditoria

Na auditoria logística existem as variáveis críticas. Elas podem ser divididas em quantitativas e qualitativas. As duas, separadamente, vão ajudar no fornecimento de dados bem como no planejamento de ações.

A auditoria quantitativa possui quatro classificações. A primeira delas é a taxa de transferência de demanda, que analisa a capacidade de atendimento do centro de distribuição, de acordo com dados futuros e a localização dos clientes.

A segunda categoria a ser analisada é o serviço. Aqui, o foco principal é a satisfação do cliente com o serviço prestado. Ela vai ajudar a melhorar a sua qualidade e a fidelizar esse cliente.

A terceira categoria quantitativa é definida pela análise dos custos que são gerados durante a realização de cada etapa do processo logístico. Essa etapa também interfere diretamente na qualidade do atendimento ao cliente.

Por último, a quinta classificação diz respeito à utilização de todos os recursos na execução das tarefas, sejam equipamentos, mão-de-obra ou até as instalações.

Já as variáveis qualitativas ajudarão a desenhar o planejamento da distribuição, armazenagem, terceirização logística, fornecedores locais, marketing, produção e mix de produtos.

 

Benefícios da auditoria logística

Dentre os diversos benefícios de realizar uma auditoria logística, o primeiro é a avaliação da qualidade dos processos logísticos. Justamente por ser um fator que interfere no desenvolvimento e crescimento do negócio.

A auditoria também permite que a administração de todos os processos seja feita de forma mais eficiente, assim como o atendimento ao cliente e a visualização do seu nível de satisfação.

Assim, o negócio consegue reduzir os custos da sua operação e ainda aumentar a qualidade do seu serviço. Como consequência, há um aumento na lucratividade e fidelização de clientes.

Se a sua empresa necessita de uma auditoria logística e não tem o conhecimento necessário para realizá-la, a LMX Logística possui uma equipem altamente qualificada que pode auxiliá-lo. Entre em contato conosco!

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