O que é Armazenagem Flow-Rack?

Conhecido por sua versatilidade, o sistema de armazenagem Flow-Rack possibilita a estocagem modo FIFO (First In, First Out). Este método dita que os itens devem ser mantidos no armazém por ordem de chegada, de forma cronológica. Ou seja, o primeiro que chegar tem que ser o primeiro a sair também.

Essa organização é parecida com uma fila e deixa a retirada dos materiais mais fácil e a reposição de estoque também.

O que é a armazenagem Flow-Rack?

Um dos maiores exemplos de desenvolvimento das formas de movimentação dentro de um armazém é o uso de esteiras para a movimentação de caixas e embalagens  entre as áreas do depósito.

Desse jeito, nasce o Flow-Rack, um processo parte da estocagem e da expedição de pedidos. Estes pedidos podem ser endereçados para os clientes ou para a linha de  produção.

Como o Flow-Rack funciona?

Para esse processo funcionar, é preciso moldar a área de estocagem para que a movimentação das prateleiras seja o mecanismo protagonista. Assim, adotar roletes e rodízios é a melhor opção para atingir o sucesso.

Após entrar no depósito, o material é colocado na prateleira específica. Com a inclinação da estrutura, a peça desliza até a ponta, formando um fila. Quando este é retirado, o produto seguinte entra no lugar. Logo, se mantém-se a ordem do “primeiro que entra, primeiro que sai”.

Este método funciona melhor para empresas com estoque de peças e embalagens de menores dimensões, pois o Flow-Rack depende da ação da gravidade.

Quais são as vantagens do Flow-Rack?

1) Aumenta a eficiência da saída dos pedidos: desde as tarefas mais simples (localização da mercadoria, separação e embalagem) até as mais complexas, é nítido que o flow-rack agiliza as atividades.
2) Garante a integridade física das mercadorias: Evita avarias, pois as colisões e quedas são raras e, assim, previne prejuízos.
3) Favorece o abastecimento da linha de produção: A área de produção não vai superlotar ou sofrer com falta de produtos, pois o reabastecimento é de acordo com a necessidade.

E aí? Gostou da tecnologia Flow-Rack? Tem mais dúvidas sobre logística? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.

Por Julia Onorato