A importância do Marketing na logística durante a pandemia

Ao longo da história e nas crises globais, o setor de logística tem desempenhado um papel importante para garantir o abastecimento adequado de commodities, medicamentos e todos os materiais necessários, seja em tempos de guerra ou durante surtos de doenças, pandemias e epidemias.

Durante esse período da pandemia do Covid-19, o setor logístico foi um dos poucos mercados que conseguiu alcançar bons resultados diante deste cenário desafiador. Além disso, o marketing direcionado a esse setor teve grande influência no resultado alcançado.

Neste artigo, nós vamos te ajudar a entender qual é o papel e a importância da logística para a pandemia e como o marketing teve influência durante este processo.

O papel da logística na pandemia

Com o auxílio da logística, a empresa transporta a mercadoria obtida no processo produtivo para os centros de distribuição e hipermercados de diversas formas, as mais comuns são: rodoviária, ferroviária, fluvial, terrestre, aérea, etc.

Entender a importância do setor de logística para a sociedade ajuda a entender a real dimensão das dificuldades causadas pela crise. Importação e exportação de mercadorias entre países, transporte público ou privado em grandes centros urbanos e transporte intercontinental de passageiros são alguns exemplos da logística que existe em nosso dia a dia.

Com a eclosão da pandemia, medidas de controle foram adotadas para prevenir a propagação do vírus e reduzir o número de mortos. Como resultado, o tráfego de carga foi afetado.

As restrições sociais têm afetado as importações e exportações, fazendo armazéns, depósitos e terminais ficarem cheios de mercadorias, mas esses problemas não foram suficientes para impedir as operações logísticas.

Em muitas partes do mundo, assim como no Brasil, os setores logístico, farmacêutico e hospitalar foram rapidamente reconhecidos pelo governo como importantes e permitiram a continuidade das operações e garantia do bem-estar da população.

No Brasil, o mercado de logística continua fortemente estimulado por conta da necessidade de transporte de produtos de outros setores (como o agronegócio), que continua crescendo mesmo durante a crise.

A importância da logística na pandemia

Em uma crise, nem tudo são más notícias. Em emergências e desastres, a logística sempre foi um fator importante na manutenção da continuidade da estrutura social para evitar o colapso completo de departamentos relacionados e de toda a economia.

A manutenção de condições mínimas de trabalho, como fornecimento de remédios e alimentos, é fundamental e continuará mesmo que sejam tomadas as medidas máximas de isolamento e contenção.

Durante uma pandemia, a logística é essencial para garantir o abastecimento de setores-chave da sociedade, como os setores farmacêutico e hospitalar, e para fornecer aos profissionais de saúde pública o acesso rápido a suprimentos essenciais, como medicamentos, equipamentos de proteção, ventiladores e outros suprimentos.

Além disso, mesmo com a estocagem inicial de produtos de higiene pessoal, álcool em gel e mantimentos, o abastecimento das redes de supermercados se manteve. Portanto, mesmo diante da crise do coronavírus, o papel da logística ainda é essencial para manter o fluxo de mercadorias e as ações mínimas necessárias para a sobrevivência e vitalidade da população.

A importância do marketing para a logística durante a pandemia

Além da reputação global, o marketing também afeta a balança comercial, tornou famosos os agentes de carga e empresas de logística, medeia as relações entre empresários que precisam importar e exportar e atrai novos compradores para o Brasil.

Para que essa estratégia seja eficiente, é necessário:

  • Ter um conteúdo criativo e informativo que demonstra a posição dominante do serviço e que tenha um impacto significativo nas redes sociais;
  • A cooperação entre empreendedores e empresas de logística é reforçada através de e-mails dirigidos a grupos-alvo específicos;
  • Novos clientes são adquiridos através de textos otimizados para os motores de pesquisa;
  • E para interagir com pessoas que se interessaram por seus produtos ou serviços antes, o remarketing ;
  • Uso de links e postagens patrocinadas, entre outros.

Esse é um tipo de serviço que deve ser feito por profissionais qualificados, principalmente se você deseja obter um resultado positivo. Às vezes achamos que são coisas simples, mas não é todo mundo que domina esse mercado, por isso saiba escolher quem você quer ao seu lado como um parceiro para alavancar as suas vendas.

Gostou do conteúdo do nosso artigo? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a mais artigos como este. E se tiver qualquer dúvida, conte com a LMX Logística para te ajudar a saná-la!