Terceirização logística: dicas para ter sucesso nela

O mundo passa por mudanças o tempo todo e as empresas têm que usá-las ao seu favor. As que desenvolvem a atividade logística, hoje, podem contar com os serviços do operador logístico.

A saída para muitas necessidades do negócio tem sido a terceirização do serviço logístico, através de uma empresa especializada que tem mais condições de ampliar a área de atendimento ou fazer atividades específicas.

Para saber como a sua empresa deve proceder na contratação de uma terceirizada, basta continuar a leitura deste artigo e acompanhar os tópicos abaixo:

  • Por que terceirizar sua logística?
  • Vantagens da terceirização
  • Cuidados ao contratar uma empresa
  • Fique atento à comunicação interna

 

Por que terceirizar sua logística?

Em um primeiro momento, você pode até achar que sua empresa pode realizar todo o serviço logístico por conta própria. Mas, com o passar do tempo, verá que não é bem assim.

Diante de algumas necessidades do mercado e com o aumento do nível de exigência dos clientes, recorrer à contratação de um operador logístico pode garantir a competitividade do seu negócio.

A principal atividade relacionada à logística e que mais requer esse tipo de serviço é a parte de transporte. Também é a etapa do trabalho que mais exige recurso financeiro da empresa.

A terceirização desse serviço proporciona maior agilidade, consegue executar a entrega das mercadorias em um tempo bem mais viável e ainda proporciona uma redução de custo da operação para a empresa contratante.

 

Vantagens da terceirização logística

Quando se fala em contratar uma empresa terceirizada para cuidar dos serviços logísticos do seu negócio, isso não se resume apenas ao transporte. Isso pode incluir a armazenagem, distribuição, entre outras coisas.

Um bom operador logístico conta com uma estrutura já estabelecida, fez investimentos em equipamentos, tecnologia e promoveu o treinamento de todos os seus profissionais.

Assim, a empresa contratante se vê livre de despesas dessa natureza e até pode substituir os custos fixos por um custo variável. Dependendo da dinâmica da contratação, ela pode fazer o pagamento apenas quando vender.

No que diz respeito às estratégias de negócio, ao terceirizar os serviços de logística, a empresa contratante pode focar mais no seu core business e planejar maneiras de alavancar vendas e fidelizar clientes.

 

Terceirização logística: cuidados ao contratar uma empresa 

Apesar de ser uma ótima alternativa para ficar livre de boa parte das dores de cabeça presentes em uma operação, a contratação de um operador logístico não pode ser feita de qualquer forma.

É preciso tomar alguns cuidados para o que poderia ser uma estratégia de sucesso, não se transformar em um verdadeiro prejuízo. Por isso, é bom usar de toda a cautela para fazer a escolha certa.

Assim, o primeiro passo é fazer uma pesquisa no mercado e listar as possibilidades que parecem mais promissoras, no que diz respeito às prestadoras desse tipo de serviço.

Se o valor cobrado pela empresa está dentro da realidade financeira do seu negócio, além disso, atende às suas necessidades da operação logística, você também já pode dar mais um passo para uma contratação de sucesso.

Porém, uma atitude imprescindível antes de fechar qualquer negócio é procurar saber mais sobre o histórico da empresa. Verifique se não há casos negativos com relação aos seus serviços.

Se for possível, converse com outros clientes que já tiveram ou ainda tem contratos em vigor. A impressão deles sobre o operador pode ser a peça-chave para fazer a melhor escolha.

 

Fique atento à comunicação interna

Depois de assinado o contrato com a empresa que se encaixou às necessidades do seu negócio, é hora de começar a executar as atividades logísticas.

No entanto, o fato de que outra empresa está responsável pela sua operação não significa que os gestores não precisam estar em constante contato com a terceirizada.

Na terceirização logística, bem como em outros segmentos, é preciso que as duas empresas saibam se comunicar de forma eficiente. Assim, pode-se evitar inúmeros problemas.

A LMX Logística pode ajudar a sua empresa. Entre em contato conosco!