Controle de estoque para e-commerce: entenda a importância

O principal objetivo de qualquer negócio de comércio eletrônico de sucesso é vender, adquirir clientes e expandir seus negócios online. Isso teve um grande impacto no e-commerce e é aqui que entra o controle de estoque.

Quando os clientes tem sua experiência interrompida devido à falta do produto em estoque após a compra, provavelmente não comprarão novamente em sua loja de e-commerce.

Ter um estoque interligado aos seus canais de venda e, principalmente, um bom controle de estoque, são as peças chave para a longevidade do seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar porque é importante ter um bom controle de estoque e os tipos de estoque para e-commerce.

Qual a importância de ter um bom controle de estoque no e-commerce?

Em empresas que possuem estoque, ele é um dos pontos mais valiosos.

Na maioria dos negócios o estoque vai representar a essência do negócio, por isso, manter um bom controle de estoque é fundamental para a sobrevivência do empreendimento.

Verifique a demanda antes de comprar itens ausentes ou suplementados de seu portfólio para evitar o excesso de investimento em itens que não estão à venda.

Além de maior disponibilidade e vendas mais altas, ter um estoque bem gerenciado também pode fornecer outras vantagens competitivas.

A análise dos concorrentes e sua disponibilidade para entrega imediata pode ser uma boa oportunidade de diferenciação.

Talvez agora seja a hora de sua empresa fornecer produtos e gerar vendas.

As organizações utilizam diversas ferramentas de gerenciamento de estoque, como: planilhas, software ERP, gerenciamento manual e, recentemente, aplicativos SaaS (software como serviço).

O gerenciamento de estoque é fundamental para o funcionamento da sua empresa, até porque, para um negócio operar da melhor forma, ele precisa ter controle sobre quando deve ou não comprar um produto específico para o seu estoque e como deve organizá-lo.

Além disso, é uma estratégia importante, pois, os produtos disponíveis dentro do estoque viabilizam a venda e faturamento da empresa.

Quais são os tipos de estoque para e-commerce?

Quando falamos em e-commerce, podemos destacar os três principais tipos de estrutura de estoque que se adequam ao perfil de cada empresa.

     1. Estoque em diferentes lugares

Neste caso, o estoque é armazenado em diferentes locais. De acordo com a localização do comprador, é acionado o ponto de venda mais próximo para efetuar o envio do produto adquirido. Com a diminuição do custo de envio, a entrega é mais rápida. Por outro lado, o custo de manutenção de vários locais de armazenamento pode ser alto e o gerenciamento de estoque torna-se mais trabalhoso. O estoque também pode ser classificado de acordo com o tipo de produto, que pode ser produto acabado para venda no varejo, subproduto ou matéria-prima de produção.

  • Matéria prima

As indústrias que produzem produtos para venda por empresas comerciais precisam controlar os estoques de matéria-prima. Para realizar o processo produtivo, é necessário manter o estoque das matérias-primas necessárias, pois a escassez pode causar atrasos na produção.

  • Estoque de varejo

As empresas usam estoque de varejo para vender seus produtos ou produtos fabricados por terceiros. Nesse caso, o controle torna-se muito importante para medir a eficácia da transação. O mau presságio pode ser visto como um produto de longo prazo. Ou seja, há baixa demanda de produtos ou excesso de estoque, nesse caso a empresa costuma fazer promoções rápidas para se adequar à chegada de novos produtos.

     2. Compartilhamento de estoque

Neste caso, se aplica a empresas que possuem lojas físicas e virtuais que fornecem o mesmo estoque. Este método é muito adequado para otimizar espaço porque todas as filiais possuem o mesmo estoque, o que economiza recursos. Para que funcionem, eles precisam de um sistema para gerenciar o estoque de maneira eficaz, para que o mesmo produto não seja vendido em vários locais.

     3. Terceirização de estoque

No caso do e-commerce, isso também pode ser chamado de dropshipping, que é quando o fornecedor envia o produto ao consumidor, ou distribuição cruzada, quando o fornecedor envia o item para a loja com base na venda e ela é responsável pela entrega do produto.

Por não ter a necessidade de armazenar o produto, isso acaba economizando recursos. Nessas circunstâncias, o varejista deve confiar que o fornecedor está fornecendo o produto correto e oportuno ao consumidor.

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