Como preparar sua logística para Black Friday?

O excepcional ano de 2020 viu uma Black Friday mais digital do que nunca, com vendas recordes no e-commerce. Já em 2021, apesar da retomada das compras presenciais, estima-se que 59% dos brasileiros continuarão aproveitando as promoções apenas online. Então, investir em uma boa logística pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Ter uma logística desestruturada nesse período pode arruinar tudo e comprometer a experiência de compra dos clientes. Já que se tem uma perspectiva de alto volume de vendas, preparar sua logística para a Black Friday é fundamental para fortalecer a imagem do seu negócio e garantir bons lucros.

Por isso, neste artigo, separamos algumas das principais dicas que você precisa saber para preparar a sua logística para a Black Friday. Confira!

5 dicas para você saber o que fazer com a sua logística para a Black Friday

     1. Faça um bom planejamento de vendas

Ganhar dinheiro na Black Friday é algo que depende necessariamente de um bom planejamento. Portanto, você deve começar a se preparar para esta data com meses de antecedência. Nesse período, os gestores devem estruturar suas equipes e estoques, rever as condições dos canais de vendas, organizar a logística, investir em campanhas publicitárias, entre muitos outros aspectos.

Vale ressaltar também, que é interessante fazer pesquisas de mercado e também sobre as vendas da empresa, para entender quais produtos são mais procurados, quais itens tendem a ter mais chances de lucratividade, quais produtos terão descontos, qual é a quantidade de itens em estoque, de que forma todas as promoções serão planejadas e anunciadas, entre outras coisas.

     2. Faça o controle do estoque

Uma etapa essencial na organização da logística para Black Friday é o controle de estoque. Por se tratar de um período com alta velocidade de vendas, você precisará organizar e planejar o seu estoque com antecedência e analisar as quantidades exatas de produtos disponíveis.

Portanto, com base nas informações coletadas durante o planejamento inicial, o departamento de compras saberá exatamente o que precisa ser substituído e quando todos os produtos devem estar prontos.

Analisar e organizar os dados é fundamental para o sucesso da Black Friday, pois as informações analisadas ajudam a minimizar o risco de excesso ou falta de produtos em estoque. Além disso, agora é o momento perfeito para eliminar itens que estejam presos no seu estoque comprometendo o capital de giro do seu negócio.

     3. Tenha uma boa transportadora

Quando se pensa na logística para Black Friday, poder contar com uma boa transportadora é parte central da solução dos seus problemas. Isso por que, tem sido cada vez mais comum o empresário terceirizar esse serviço para empresas especializadas.

Até por que, a escolha da empresa que vai ser responsável por suas entregas também influencia a experiência que o consumidor tem com seu e-commerce, pois, se a mercadoria atrasar ou danificar durante o transporte, é para a sua loja que o cliente irá ligar reclamando.

Uma boa solução para evitar atrasos é procurar empresas confiáveis, que sejam parceiras do seu negócio, isso vai te dar mais garantias de que as entregas chegarão sempre no prazo e nas condições desejadas. Além disso, ter mais de uma transportadora no seu e-commerce, vai possibilitar que o seu cliente possa escolher a que melhor lhe atende.

     4. Seja um bom negociador

Em alguns casos, o custo de entrega é maior do que o preço do produto, causando frustração e, consequentemente, o abandono do carrinho. Para evitar esse problema, tente negociar com as transportadoras.

Em geral, muitas transportadoras estão dispostas a dar algum desconto se perceberem que você tem interesse em considerá-las como sua parceira por muito tempo.

Sabendo negociar você garante o melhor preço e ainda fecha uma parceria com transportadoras que vão cuidar dos seus produtos durante todo o trajeto.

     5. Preste atenção ao frete e aos prazos

Deixar de prestar atenção no cálculo do frete e possível prazo de entrega é um erro que não pode ser cometido na Black Friday, pois atrasos ou mal-entendidos podem prejudicar a imagem da empresa com o consumidor.

É muito comum durante esse período que os clientes se sintam enganados por promoções falsas, então não faz sentido oferecer uma oportunidade de compra imperdível se os custos de envio forem exorbitantes ou o prazo de entrega for muito longo.

Se você decidir optar pelo frete grátis, coloque essa vantagem para compras que sejam acima do seu tickt médio, assim mesmo custeando parte do frete, a tendência é que o seu cliente compre mais.

Gostou das dicas? Então comece a preparar a sua logística para a Black Friday! Conte com a LMX Logística, temos uma equipe de profissionais aguardando o seu contato!