Transporte de Chocolate: saiba os cuidados necessários para que ele chegue delicioso à sua casa

Que o chocolate é um dos alimentos mais consumidos no mundo, você já deve imaginar. E para que ele chegue em perfeitas condições à sua casa, é necessário que se tenha alguns cuidados. O principal deles é a logística de transporte, afinal, você não quer que o chocolate chegue à sua casa derretido ou mofado, não é mesmo?

Sabemos que o Brasil é um país tropical, e por conta disso na maioria do seu território as temperaturas são mais altas, em torno de 30° a 35°. Quando pensamos em chocolate, isso não é bom. É necessário que se tenha um processo logístico muito bem elaborado, para que o chocolate chegue em perfeitas condições ao seu destino final e você possa desfrutar desta delícia.

Neste artigo, vamos te mostrar alguns detalhes sobre a logística necessária para que o chocolate chegue delicioso à sua casa. Veja os tópicos a seguir:

 

  • Dia Mundial do Chocolate;
  • Como é feita a logística;

 Chocolate

Chocolate significa “alimento dos deuses” em grego. O gosto pode curar a tristeza, a saudade e em muitos casos proporcionar felicidade. Afinal, tudo fica melhor com chocolate. Aqui, não muito longe do centro da América do Sul, é onde o chocolate foi descoberto.

Primeiro, os maias, depois os astecas e depois os europeus. O mundo inteiro desfruta do sabor único deste verdadeiro néctar do amor. Quando degustamos desta iguaria, o nosso cérebro libera serotonina e endorfina, substâncias que nos deixam mais alegres e calmos. É essa combinação que nos faz sentir como se estivéssemos apaixonados.

Por conta dessa sensação maravilhosa e por ter se tornado o queridinho mundial, o chocolate ganhou um dia especial só para ele, comemorado no dia 7 de Julho, e chamado de o Dia Mundial do Chocolate.

Nesse dia, as pessoas costumam comer diferentes tipos de chocolate, em algumas culturas é normal que amigos e familiares troquem chocolates para comemorar esta data especial.

Diferente do que muitos pensam, existem alguns benefícios em consumir chocolates. Veja a seguir!

Benefícios

Consumindo na quantidade correta e especialmente aqueles mais amargos que possuem maior porcentagem de cacau, trazem alguns benefícios para a saúde:

 

  • Diminui o estresse;
  • Alivia a ansiedade;
  • Grande fonte de energia;
  • Melhora o humor com a liberação de serotonina;
  • Proporciona um aumento na concentração e no raciocínio.

 

Uma coisa que muita gente não sabe e que talvez você fique chocado ao descobrir, é que na verdade o chocolate branco não é chocolate, mas sim uma mistura de gordura, óleo e açúcar.

Outro fato interessante, é que aqui no Brasil, cada pessoa consome mais de 2,5 kg de chocolates por ano.

Como é feita a logística

Fatos comprovam que o brasileiro gosta de comer chocolate, mas o que ninguém gosta é quando comprar o seu chocolate preferido e ele está derretido, ou manchado, branco ou deformado. Todas essas consequências podem estar relacionadas ao transporte impróprio do alimento.

O segredo está no transporte

Um dos principais cuidados que se deve ter ao realizar o transporte de chocolates e outros alimentos, é a temperatura do local e ou veículo em que eles vão estar.

O chocolate deve ser transportado a uma temperatura média de 18 ° C. Em temperaturas mais altas, o produto derrete e perde a forma. Eles têm diferentes pontos de fusão e começam a formar camadas, criando uma aparência esbranquiçada e manchada e mudando os sabores.

A quem acredite que ao transportar o chocolate o ideal, para que não se tenha problemas com a temperatura, é transportá-lo sozinho. Além de evitar possíveis contaminações e que o chocolate fique com o cheiro dos outros produtos.

Em contrapartida, quando armazenado em temperaturas extremamente baixas, o chocolate pode armazenar mais água, absorvendo assim o açúcar existente, isso ocorre quando aparecem aquelas bolas brancas na superfície, é o que chamam de “Sugar Bloom”.

O Brasil é um país com área continental e sua temperatura regional oscila muito. Portanto, o monitoramento contínuo ou o equipamento deve ser altamente preciso e confiável, e ajustar automaticamente a temperatura no recipiente para evitar flutuações de temperatura.

Outro ponto que precisa ser observado é que as empresas devem prestar atenção na hora de armazenar o produto. Os chocolates devem ser armazenados a uma temperatura não superior a 20 ° C. Muitos alimentos se perdem por não serem armazenados corretamente.

 

Gostou do nosso texto? Para ter acesso a mais conteúdos como esses, é só acompanhar o nosso blog! E se você tiver qualquer dúvida, conte com a LMX Logística para te ajudar.