A Logística dos produtos para saúde – inclusive vacinas

O assunto que moveu o mundo nos últimos meses foi sobre a distribuição e logística da Vacina pelo mundo, um tema extremamente complexo que afeta toda a logística de todos os outros produtos, a escala e especificações que se exigem para embalar, transportar, armazenar e distribuir lançou o maior desafio logístico vivido desde a 2ª Guerra mundial.

O efeito domino que estamos sofrendo ainda, em decorrência da pandemia é algo que não tinha como ser planejado, isso criou um gargalo nas cadeias de produção e distribuição, e além disso, um foco em como será que atenderemos o mundo inteiro com os produtos para vacinar, além da própria vacina.

Além da falta de infraestrutura mundial para acondicionar as vacinas, muitas empresas precisaram construí gigantescos armazém de baixa temperatura para auxiliar na distribuição global, também reinventamos a forma de transportar. Foi desenvolvido o container de pequeno porte reutilizável, capaz de armazenar um grande quantidade de doses e ainda manter por um período nas temperaturas necessárias.

Estão todos com o foco em garantir a distribuição o mais rápido possível, no entando, as regras para armazenar produtos hospitales são bem rigorosas e dependem do tipo de mercadoria. Estamos trabalhando para conseguir nossa autorização da Anvisa, já estávamos trabalhando nisso antes da Pandemia acontecer, já adequamos nosso armazém as regras exigidas pela Anvisa, e também temos o manual de boas práticas, essencial para o armazenamento dos produtos.

Nós vamos trabalhar com produtos considerados Correlatos, pois para trabalhar com medicamento e vacinas é necessário outro tipo de estrutura, inclusive com controle de temperatura.

Nós sabemos que todos os produtos merecem um cuidado especial, mas errar em produtos para a saúde pode causar um grande gargalo logístico, prejudicar a saúde do próximo e ainda causar prejuízos financeiros e administrativos.

  • Instrução do Fabricante e da Anvisa

Cada produto tem suas instruções de como devem ser armazenados, além disso a Anvisa também cria as regras para armazenamento, e no manual de boas práticas devem estar todas informadas.

Não seguir a risca o que se pede é um risco muito grande para a sua empresa e para a população em geral, por isso é obvio que existe controle e fiscalização na área da saúde.

Os operadores logísticos tem a obrigação de garantir que todas as normas obrigatórias dos órgãos competentes sejam cumpridas.

Como estamos vivenciando com as vacinas, sabemos que os produtos tem suas condições únicas de armazenamento, embalagem e transporte.

  • Boas Práticas precisam estar literalmente em prática

Quem manuseia os produtos para a saúde precisa estar muito bem treinado, toda mercadoria tem sua especificação e treinar a equipe é sempre um bem para a organização, que só sairá ganhando com redução de problemas que podem ocorrer.

No manual de boas práticas é descrito como as operações devem ser realizadas pelo estabelecimento, contém também toda o processo de sanitização, regras de manipulação e higiene.

Esse manual é feito por um profissional especializado, contratado não só para fazer o manual, mas para criar as regras, acompanhar o andamento das realizações, fazer levantamento das não conformidades, criar ações corretivas e manter sempre os funcionários treinados no manual.

Esse manual é validado e comprometido por todos os níveis da organização, e quanto maior o know how da empresa, mais clara a comunicação das responsabilidades que armazenar um produto para a saúde exige.

  • O que são produtos CORRELATOS 

São equipamentos, objetos e materiais aplicados ao paciente, de forma individual ou coletiva.

Os produtos para saúde ou correlato são classificados em quatro classes de risco, conforme o risco associado na utilização dos mesmos:

  • Classe I – baixo risco;
  • Classe II – médio risco;
  • Classe III – alto risco; e
  • Classe IV – máximo risco.

Esperamos ter conseguido esclarecido um pouco de como essa logística funciona.

Se ainda resta alguma dúvida, a LMX Logística oferece assessoria completa em vários serviços para a sua operação logística, mantendo a qualidade e reduzindo seus custos logísticos.

Temos uma equipe capacitada para oferecer a melhor solução, customizada de acordo com a necessidade do seu negócio. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!