Roteirizador: o que é e como pode ajudar na entrega?

Se você trabalha com logística sabe que grande parte das atividades essenciais ao negócio, como a criação de roteiros e a otimização de cargas de caminhões, por exemplo, costumam ser rotinas manuais, principalmente quando aplicadas a pequenos empreendimentos.

Sabendo disso, a tecnologia trouxe diversas inovações, que visam simplificar o fluxo e torná-lo mais rápido e preciso, um bom exemplo é o roteamento de carga.

O planejamento da rota é essencial para garantir que o percurso percorrido para as entregas seja o mais eficiente e seguro, tendo em conta as condições e os custos associados à prestação do serviço.

Hoje, ter um roteador de cargas significa simplificação, automação e a possibilidade do melhor negócio para o seu cliente, tanto em termos de custo quanto de prazo de entrega.

Pensando nisso, neste artigo, vamos te explicar o que é a roteirização logística, como ela funciona e os seus benefícios.

O que é roteirização logística?

A roteirização logística é um conjunto de práticas que visa aumentar a previsibilidade, eficiência e rentabilidade da operação da frota e é uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da empresa.

Também conhecido como roteirização de transporte, é o planejamento realizado pelo gestor de frota, que é o profissional encarregado de encontrar as melhores soluções para os desafios do cotidiano das interfaces logísticas.

A roteirização logística é composta por:

  • Pelo fato dos motoristas seguirem as rotas e as instruções pontualmente planejadas, há um ganho em previsibilidade;
  • Por ter uma redução em congestionamentos, pátios de oficinas, pedágios e afins, há aumento na eficiência;
  • Uma economia de combustível, devido ao fato de só abastecer em postos conveniados que oferecem preços negociados e mais atrativos;
  • Maior lucratividade, pela diminuição dos desperdícios com combustível, abastecimentos e manutenções corretivas.

Como ela funciona?

A roteirização ​funciona como uma espécie de mapa logístico do comportamento dos veículos a cada entrega, por exemplo, define os pontos de partida e chegada, bem como os percursos a serem percorridos na viagem.

Está sempre à procura do melhor caminho, com foco em qualidade, agilidade e redução de custos

Com a roteirização é possível escolher os horários de saída e prever a chegada em todos os pontos importantes, além de saber o horário de retorno. Seu objetivo é que os colaboradores saibam integrar o transporte ao planejamento logístico, através da criação de um passo a passo completo.

Nenhuma decisão de rota é aleatória e todas têm motivos específicos que a tornam ainda mais relevante, pois leva em consideração as necessidades oportunas da frota, negócios e operações e, portanto, serve como um guia para maximizar o desempenho.

Benefícios da roteirização logística

O roteamento de frete é especialmente importante para empresas que lidam com entregas divididas, onde vários pontos diferentes precisam ser atendidos na mesma rota.

Entre os principais benefícios temos:

     Maior produtividade

Como o roteirizador automatiza a rotina de planejamento de rotas, a tarefa agora é executada com maior agilidade, garantindo maior produtividade para a equipe responsável por aquela tarefa. Simultaneamente, a produtividade dos motoristas e outros prestadores de serviços de transporte também é otimizada, uma vez que as entregas são programadas para atingir a eficiência máxima.

     Diminuição dos custos operacionais

O roteamento de carga também ajuda a otimizar a ocupação do caminhão e ajuda a reduzir e garantir a entrega no prazo. Tendo em mente que a velocidade dos embarques, na maioria dos casos, torna-se uma vantagem competitiva e ajuda a aumentar a satisfação do cliente.

Ao melhorar o uso da capacidade dos veículos e melhorar as rotas, é possível obter economia de custos, incluindo economia de combustível e capacidade de reserva reduzida, por exemplo.

     Otimização da frota

Ao desenvolver uma rota de entrega mais eficiente e bem definida, o gestor pode monitorar se os motoristas estão dentro do cronograma, além de acompanhar o desempenho da frota. Devido a essas melhorias, o uso dos veículos torna-se mais qualificado e consequentemente, resultados mais satisfatórios são alcançados.

     Maior flexibilidade

O roteiro pode ser fixo, nos casos que as entregas seguem o mesmo roteiro ou dinâmico, nos casos que o sistema precisa ajudar a identificar o melhor roteiro. A partir daí o gestor pode decidir qual é a melhor opção para o seu negócio – com base nos resultados que foram obtidos.

Agora que você já sabe o que é a roteirização logística, como ela funciona e os seus benefícios, está na hora de ter um parceiro logístico para te ajudar nestes processos. Por isso, a LMX Logística conta com profissionais capacitados para te auxiliar da melhor forma. Entre em contato conosco!