O que é o Cross-Docking?

O conceito de cross-docking é um sistema de distribuição. Neste sistema, o produto comprado pelo cliente é despachado num centro de distribuição ou em um armazém.

Nesse armazém, a mercadoria é despachada para o consumidor final imediatamente. Com isso, a redistribuição desse produto é bem mais rápida.

É uma estratégia que revoluciona o ambiente logístico, pois muda os conceitos tradicionais da forma de armazenar produtos. O cross-docking propõe redução máxima e, até, a eliminação do estoque de itens vendidos pela empresa.

O significado literal do termo cross-docking é: cruzando as docas. Isso porque o sistema onde os produtos são desembarcados nos galpões das docas se transportavam pelas esteiras automáticas para veículos já preparados.

Características do Cross-Docking

No total, existem três aspectos bases para operações que envolvam o cross-docking:

  1. Tempo de permanência do produto no lugar do cross-docking: deve ser o mínimo possível. Para os estudiosos, 24h é o tempo máximo tolerado para a estadia da mercadoria. Para outros especialistas, as taxas de estocagem só devem ser cobradas após três dias de permanência.
  2. Despacho: após o recebimento, a mercadoria deve ser despachada imediatamente para o veículo de saída ou mantida na área de picking. A estocagem, no entanto, não pode ser feita, pois não integra o sistema cross-docking.
  3. Necessidade de um sistema eficaz para organizar as trocas de mercadorias e de informações: É importante coordenar os diferentes integrantes do cross-docking. Essa coordenação deve considerar principalmente o período em que a frota alcançará o operador de cross-docking, também conhecido como OCD.

Vantagens do Cross-Docking

A) Redução de custos com estoque

B) Agilidade

C) Os produtos suprem a demanda

D) A integração entre parceiros

E) A ocupação de espaços menores

F) Os prazos de validade dos produtos

G) As chances de furtos caem

H) O maior controle na entrega

I) O capital de giro pode ser melhor aproveitado

Equipe LMX