O que são operadores logísticos?

Ao longo dos anos, as empresas foram aprimorando suas estratégias. Estas mudanças fizeram com que as organizações se adaptassem aos novos mercados que surgiam. Estas adaptações vieram por meio do que chamamos de “lei” da oferta e demanda. 

Com as mudanças e novos padrões, as empresas mais novas apareciam no mercado procurando atender negócios diferentes, pois se especializam em partes e atividades fundamentais nos processos empresariais.

Por isso, a LMX decidiu esclarecer de uma vez por todas o que são os operadores logísticos. Ao longo do texto, abordaremos suas funções e ilustraremos a importância que estes profissionais têm para as companhias. Confira! 

 

Operadores logísticos: quem são e o que fazem?

Diferente do que muitos pensam, operadores logísticos são empresas atuantes na terceirização de serviços logísticos. Normalmente, as pessoas associam um operador logístico com um cargo ou uma profissão. Porém, esse conceito não é adequado.

Operadores logísticos são empresas que fornecem todos os processos e serviços logísticos ou de gestão para outras empresas. Além de tudo, em algumas ocasiões, ofertam mão de obra especializada para algumas atividades específicas do ciclo logístico.

 

Qual a importância dos Operadores Logísticos?

A competitividade de mercados é uma das principais motivações da demanda pelo serviço do operador logístico. Atualmente, a logística circula por meio de diferentes atividades do processo de venda e distribuição das companhias. Esta ação, naturalmente, atinge a lucratividade das empresas e a imagem que ela passa para seus clientes.

Pelo grande número de atividades em uma mesma empresa, terceirizar o serviço logístico é uma excelente opção para profissionais especializados em determinada área da empresa. Assim, se tira uma responsabilidade da mão de pessoas que podem focar sua atenção em outros processos da companhia. 

Os operadores logísticos surgem como uma solução de menor custo e alta eficiência (principalmente em alguns segmentos do processo, como, por exemplo, na locação de armazéns onde o investimento inicial é altíssimo.

Os operadores logísticos dão abertura para que as empresas se concentrem na execução de demais atividades em outras áreas importantes do negócio, quer sejam de cunho administrativo, operacional, financeiro, dentre outras.

 

Tem interesse em contratar um operador logístico? Entre em contato com a LMX para tirar as suas dúvidas e conhecer nossos serviços.

 

 

Por Julia Onorato