O que é a logística internacional? 

Logística é uma área de um determinado negócio que busca fazer com que as mercadorias cheguem à sua empresa ou cliente no menor tempo e custo possível. Para que isso aconteça, o setor precisa se preocupar com toda a cadeia de expedição, transporte, recebimento e armazenagem de matérias-primas, materiais e produtos.

Ao pensar em logística internacional, são adicionados outros pontos que merecem a atenção. É preciso lidar com transportes internos e externos, burocracias das operações de importação e exportação, regras e acordos feitos internacionalmente, além de precisar de uma observação minuciosa e controlar de perto o tempo de percurso.

A logística lida com o fluxo de produtos dentro e fora do país, e foca em métodos para que o relacionamento entre clientes e fornecedores seja o melhor possível. Entretanto, logística é muito mais que apenas transportar.

O que é logística internacional?

O conceito de logística internacional foi criado pelos exércitos que geriam as situações de perigo, criando estratégias de defesas e de ataque, organizando as ações de modo detalhado. Além disso, também ocorria a organização da munição, alimentos, transporte, entre outros fatores.

Assim, já podemos perceber como derivou a logística, através da necessidade de criar planejamentos de organização.

Com o passar do tempo, o conceito de logística foi se modificando até ser adotado pelas empresas e receber os ajustes adequados para compreender as necessidades cotidianas das corporações, sendo dividido em categorias.

Atualmente, pode-se dizer que logística internacional nada mais é do que um conjunto de ações que visam organizar as ações externas das empresas, melhorando a sua relação com outros grupos e parceiros, tendo como objetivo torná-la mais eficiente e lucrativa.

Para que serve a logística internacional?

A logística também pode ser conhecida como uma ciência. A ciência que faz com que uma empresa tenha conhecimento de seus recursos e que os coloque à disposição para alcançar objetivos do negócio. Pensar em comércio exterior, deixa em evidência o papel de uma logística internacional para o sucesso das operações.

Resumindo, essa forma de gestão fará com que os produtos vendidos ou comprados cheguem até seu destino em um prazo aceitável, dentro dos padrões de qualidade e eficiência, envolvendo o menor custo possível. 

Eficácia é extremamente necessária para alcançar credibilidade e confiança dos seus clientes e parceiros, procurando maior competitividade no mercado do comércio exterior.

O que é preciso para alcançar bons resultados?

Para ter operações internacionais produtivas e rentáveis, é preciso se atentar a algumas questões em um procedimento logístico, como, por exemplo:

  • separar, embalar e marcar os produtos;
  • providenciar licenças e despacho aduaneiro;
  • quitar taxas e tributos relacionados à operação;
  • separar a documentação necessária para o transporte;
  • contratar seguro de transporte de cargas;
  • escolher o modal de transporte mais adequado;
  • estabelecer um diálogo produtivo com fornecedores e clientes;
  • monitorar o deslocamento das mercadorias.

Dúvidas sobre logística internacional? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para que possamos indicar as melhores opções para o seu negócio.

Por Julia Onorato