O que é Logística Integrada?

A relação entre consumidor e as empresas vem mudando ao longo das últimas décadas. Essas mudanças acontecem cada vez mais rápido, por meio da pesquisa do consumidor, não levando em conta apenas a qualidade e os bons preços, mas a experiência ao usufruir dos seus serviços.

Para que sua empresa tenha uma boa reputação é importante que você atenda às necessidades de seus clientes, reduza custos, flexibilize processos e tenha pontos de contato direto com seu público. Foi com esse pensamento que nasceu a Logística Integrada.

De forma resumida, Logística Integrada é a integração de todos as etapas logísticas, desde a origem do seu produto até a entrega ao consumidor final. Isso acontece quando existem sistemas inteligentes que controlam seu fluxo de logística e coordenam as atividades do seu negócio. 

Assim, cada área fica encarregada de uma coisa. Uma para planejamento, outra para a execução, outra para monitoramento das fases e por aí vai. Dessa maneira, reduz as chances de erros e prejuízos.

A Logística Integrada é dividida em diferentes áreas:

 

  • Gestão de Materiais

Esta área que a que se ocupa juntamente com as operações ligadas ao fluxo de materiais. É importante relembrar que este processo vai desde a coleta da matéria-prima até a entrega ao cliente final.

A administração de materiais é responsável pelas negociações de compra, organização do transporte, controle de qualidade e gestão de armazenamento. O objetivo desta fase deve ser reduzir custos, estabelecer uma boa relação com fornecedores e outros parceiros e otimizar a produção.

 

  • Movimentação de Materiais

Esta área é responsável pelo transporte das matérias-primas, para proporcionar um fornecimento eficiente para linha de produção (sem incluir as falhas, e sem gerar perdas). Ela também garante a entrega de materiais, que inclui a embalagem e sua armazenagem. 

 

  • Distribuição Física

No final do fluxo de processo, está é a pela gestão de entrega dos produtos nos pontos de distribuição, de venda ou até mesmo entrega ao consumidor final. Este serviço garante eficiência e qualidade.

Gostou do artigo? Entre em contato conosco para saber mais sobre logística e armazenagem. 

 

Por Julia Onorato