A Logística no país das “maravilhas”

A logística surgiu no Brasil, durante os anos 70. Com a atuação industrial e comercial, os brasileiros repararam que precisavam abastecer seus mercados pela alta demanda de produtos. Na época, logística era apenas um termo para assuntos de transporte e distribuição dessas mercadorias.

As coisas esquentaram mesmo durante os anos 90, onde a logística passou por grandes mudanças. Entre 94 e 97, o comércio exterior brasileiro cresceu em 50%. Isso trouxe uma necessidade de uma logística internacional, a qual o Brasil não estava preparado.

Essas mudanças na logística no Brasil são lideradas por dois segmentos industriais, o automobilístico e o grande varejo. Os esforços esbarram na deficiência da infra-estrutura de transportes e comunicação.

Cargas

No Brasil, 61% da carga transportada (em toneladas-km) é por transporte rodoviário, que só não é mais caro que o transporte aéreo. Na Austrália, Estados Unidos e China os números são 30%, 28% e 19%, respectivamente.

Ainda existem muitas barreiras a se vencer, em termos de logística o Brasil ainda esta engatinhando, porém muitas empresas já estão em busca de aprimorarem seus processos por meio da logística, vislumbrando-a como uma ferramenta que propiciará um diferencial competitivo.

Equipe LMX

Veja também:

5 dicas de logística para você arrebentar no e-commerce